Foto: Divulgação
A Escola Municipal Nilton Balthazar recebeu a visita do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), que compartilharam orientações e dados com os estudantes para auxiliá-los em sua pesquisa sobre o uso da bicicleta como meio de transporte. Essa pesquisa já ganhou destaque anteriormente, conquistando prêmios e sendo indicada para a Feira Nacional Ciência Jovem.
A professora Andreia Carolina, responsável pela coordenação da pesquisa, intermediou o encontro entre os institutos e os estudantes, enfatizando a importância desse momento para dar continuidade ao trabalho estatístico e avançar para outras escolas da cidade. A visita foi considerada muito proveitosa, tendo proporcionado aos alunos informações relevantes sobre a cidade, a pesquisa estatística e o cuidado dos servidores do instituto em conhecer melhor os estudantes e seu projeto.
A pesquisa começou em uma aula de geografia, onde os alunos aprenderam sobre o Censo e realizaram uma coleta de dados sobre o meio de transporte utilizado pelos estudantes para irem à escola. A atividade despertou o interesse dos alunos, que passaram a observar com mais atenção o uso de bicicletas na escola. A pesquisa foi então ampliada para incluir alunos de outras turmas e funcionários, comparando os dados com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) sobre deslocamento ativo dos estudantes brasileiros.
O trabalho envolveu disciplinas como ciências, geografia, português e matemática, sendo abordado de forma interdisciplinar. A pesquisa possibilitará estudos e acompanhamentos futuros sobre a conscientização em relação à melhor forma de ir para a escola e sobre a organização e guarda das bicicletas durante as aulas.
O próximo objetivo dos alunos é participar da Feira Nacional Ciência Jovem, uma importante feira de ciências que conta com a participação de projetos de todo o Brasil e de outros países. A professora destacou que o objetivo inicial era apenas obter um bicicletário para a escola, mas esse sonho se expandiu para algo maior, desejando agora também um bicicletário para a cidade de Rio das Ostras, além de tudo o que mais essa conquista possa trazer.