Rio das Ostras realiza conscientização no Dia Nacional do Motociclista

Foto: Allexandre Costa

Nesta quinta-feira, 27, em comemoração ao Dia Nacional do Motociclista, a cidade de Rio das Ostras realizou uma simulação de acidente envolvendo uma motocicleta no Centro, com o objetivo de conscientizar os condutores sobre a importância de uma direção defensiva e do uso dos equipamentos de segurança obrigatórios.

Além da simulação, a Guarda Civil Municipal também realizou uma panfletagem na Rodovia Amaral Peixoto e nas proximidades da Praça para alertar os motoristas que utilizam a moto diariamente como meio de transporte ou por hobby, uma vez que o número de acidentes envolvendo motocicletas na cidade é alto.

Em relação à segurança dos motociclistas, algumas dicas importantes foram destacadas. O uso de celular durante a condução deve ser evitado, pois mesmo uma breve distração pode tornar o condutor vulnerável às condições externas do trânsito, aumentando o risco de acidentes. É fundamental lembrar que a proibição do uso do smartphone inclui também quando a moto está parada no semáforo, uma vez que é necessário manter total atenção, mesmo estando imóvel no trânsito.

Trafegar no corredor entre os carros também pode causar acidentes, mesmo que a legislação de trânsito não proíba essa prática. Recomenda-se que o condutor mantenha uma distância segura entre os veículos laterais e da frente. No entanto, é preferível evitar trafegar por esses corredores, pois os riscos à segurança aumentam. Além do risco de desequilíbrio e acidente entre os veículos, há a possibilidade de os outros motoristas não perceberem a presença da motocicleta.

Ultrapassar pela direita é proibido pela legislação de trânsito, mas muitos condutores ainda o fazem por pressa e falta de paciência, o que pode resultar em acidentes graves. Portanto, é importante ultrapassar apenas pela esquerda e sinalizar as intenções no trânsito usando a seta.

Respeitar os sinais de trânsito é fundamental para manter a segurança. Portanto, é necessário obedecer a todas as sinalizações dispostas nas ruas, pois elas são essenciais para um trânsito mais seguro.

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras realiza, desde maio de 2022, um monitoramento dos acidentes envolvendo motociclistas atendidos pela rede de saúde do município, conforme orientação do Estado. Com base nos dados levantados, foi possível criar um boletim informativo e fazer uma análise mais detalhada das informações. De maio a dezembro de 2022, a cidade registrou 510 acidentes com motociclistas atendidos nos serviços de emergência da rede de saúde municipal. Até 20 de julho deste ano, já foi registrado um aumento de 79% nesse número, segundo a Secretaria de Saúde.

O boletim elaborado pela saúde também identificou um perfil dos acidentes e das vítimas: 94,8% são residentes de Rio das Ostras, 77% das vítimas têm entre 20 e 49 anos, 45,6% dos acidentes ocorreram após a meia-noite e 25% entre as 12h e 18h.

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...