João Azevêdo classifica reunião do Consórcio Nordeste como "extremamente positiva", após avanços conquistados

Ao encerrar a reunião do Consórcio Nordeste, na tarde desta sexta-feira (28), o governador João Azevêdo classificou o evento como extremamente positivo e um dos maiores que o Consórcio já teve. A Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa. Durante a reunião, temas importantes foram discutidos, como a Reforma Tributária, que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

"Eu não tenho dúvida nenhuma de que o saldo de hoje foi extremamente positivo. Tivemos aqui a presença do presidente da Câmara Arthur Lira, que, nesta reunião, definiu que até a primeira quinzena de junho estará sendo votado o Arcabouço Fiscal, para que o País tenha regras na utilização de recursos públicos, e que ainda neste primeiro semestre estará colocando em discussão a Reforma Tributária", afirmou João Azevêdo.

Conforme apurou , energias renováveis foi o primeiro tema abordado. A discussão contou com a explanação de especialistas no assunto, como o deputado federal Danilo Forte. Na oportunidade, vários aspectos foram apresentados, como a legislação e a questão tributária. Um dos principais desafios apontados na explanação foi o descompasso existente entre a capacidade de geração — muito grande — e a de transmissão, ainda incipiente e que terá nos leilões a principal oportunidade de solução.

"Tivemos, ainda, a oportunidade de discutir as energias renováveis, um tema muito caro a todos os estados do Nordeste, além de outras pautas importantes, como o acordo do Consórcio com o PNUD, acordo de protocolo do Consórcio Nordeste com o Ministério de Desenvolvimento Social", destacou. 

Para a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, a realização de leilões pelo Governo Federal é fundamental. "Nós não podemos abrir mão desses leilões. Energias renováveis são um tema que não é importante apenas para o Rio Grande do Norte, para a Paraíba; é um tema importante para o Brasil", disse Fátima.

Nas intervenções feitas pelos demais governadores, em comum a necessidade de agilizar os trâmites para se aproveitar o mais rápido possível o potencial das energias renováveis e a ampliação do prazo para a realização dos leilões para que os projetos em andamento não sejam desperdiçados — a Paraíba, por exemplo, tem projetos avaliados em R$ 17 bilhões no setor. 

Conquistas — Por fim, o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, anunciou algumas conquistas do Consórcio Nordeste, como o Fundo de Investimentos da Região, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos destinados a áreas como educação, saneamento básico e infraestrutura. 

Outro anúncio foi o acordo com o PNUD, que vai possibilitar que o Consórcio Nordeste receba recursos externos diretamente para investimentos em seus projetos. Ficou marcada para a próxima sexta-feira (5), em Fortaleza, uma reunião para aprofundar as discussões sobre energias renováveis com entidades como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Na ocasião, será assinada a Carta da Paraíba, com o resultado das discussões desta sexta-feira, e instaladas algumas Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste.

A Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste contou, ainda, com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro; da senadora Daniella Ribeiro; do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino; do deputado federal Gervásio Maia; e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, entre outras lideranças políticas e auxiliares da gestão estadual paraibana.

ClickPB

FEMINICÍDIO: Mulher grávida é assassinada a tiros por ex-companheiro

Uma mulher de 22 anos foi assassinada a tiros nessa quinta-feira (28), no município de Patos, Sertão paraibano. Carolina Oliveira estava grávida e foi morta pelo ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento.

Ela estava em um mmototáxi quando em uma rua foi abordada pelo ex-companheiro, que efetuou vários disparos e ainda tentou fugir, mas foi preso.

Pessoas que presenciaram o crime ainda tentaram prestar os primeiros socorros, mas a mulher não resistiu.

MaisPB

Governo concede reajuste de 9% a servidores do Executivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que reajusta em 9% os salários dos servidores públicos federais civis, incluindo aposentados e pensionistas. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (28), no Palácio do Planalto, com a presença de representantes sindicais e da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que liderou a negociação com os trabalhadores.

“Esse reajuste é uma demonstração clara que o governo não vê os servidores como parasitas”, disse a ministra Esther Dweck, em referência a uma fala do então ministro da Economia, Paulo Guedes, que, em 2020, comparou os servidores públicos com parasitas ao defender uma reforma administrativa para cortar gastos com pessoal.

O acordo entre o governo federal e as entidades representativas foi assinado em março. Para garantir o pagamento dos reajustes, o Executivo enviou projeto de lei ao Congresso Nacional para alterar o Orçamento Geral da União de 2023. O texto ajustou a peça orçamentária sem alterar a dotação de R$ 11,2 bilhões que estava prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a reposição de perdas salariais.

O reajuste será concedido de forma linear a todas as categorias e começa a valer em 1° de maio, sendo pago no salário de 1° de junho.

Esse é o primeiro acordo para reajuste de servidores públicos desde 2016. Neste ano, a Mesa Permanente de Negociação entre servidores e governo federal foi reaberta com a participação de cerca de 100 entidades sindicais dos servidores públicos.

“Se tem uma coisa que a sociedade brasileira aprendeu no desgoverno que vivemos foi valorizar a democracia, o diálogo, a negociação. Foram anos sem sentar para conversar com sindicatos, governadores, lideranças. Um governo deve ser muito mais gente do que apenas o presidente”, disse Lula.

Agência Brasil

Lula e presidente da Argentina conversam sobre retorno à Unasul

Encontro ocorreu por videoconferência 
 Foto: Reprodução

Objetivo é aprofundar as relações comerciais entre os dois países

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Alberto Fernández, conversaram nesta quinta-feira, 27, por videoconferência. Nas redes sociais, o petista disse que a reunião com o peronista teve o objetivo de tratar de um possível retorno brasileiro à União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e o aprofundamento do comércio entre os dois países.

No começo deste mês, Lula oficializou a volta do Brasil à Unasul. O bloco é formado por Bolívia, Guiana, Suriname e Venezuela, além do Peru, que está suspenso.

A Unasul começou em 2008. O Brasil entrou formalmente para o bloco em 2011, quando o tratado internacional de adesão foi aprovado na Câmara e no Senado. Em 2019, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aprovou a saída do país por decreto presidencial. O ex-chefe do Executivo também retirou o Brasil da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Além de Lula

Conforme noticiou Oeste a moeda da Argentina despencou para a pior cotação de sua história, se igualando à da Venezuela.

De acordo com o jornal La Nación, enquanto a autoridade monetária da Argentina lista U$S 1 para cerca de 220 pesos, cada dólar é negociado por quase 500 pesos no mercado paralelo. Na prática, o valor real é menos da metade do oficial.

Outro fator que cabe destacar é a inflação da Argentina. Ela está atrás apenas da registrada na Venezuela e no Zimbábue. Segundo o FMI, o aumento do custo de vida para os argentinos fechou em 94,7% em 2022. No mesmo intervalo, o número para o Zimbábue ficou em 243% e, para a Venezuela, 310% — o pior resultado.

CAMILA ABDO

Petrobras aprova reajuste de 13,65% no salário de diretores

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

No caso dos honorários fixos da diretoria, incluindo o do presidente da estatal, Jean Paul Prates, o aumento será de 9% neste ano

Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos acionistas da Petrobras aprovou o reajuste global de 13,65% do salário dos diretores e dos integrantes dos Conselhos de Administração Fiscal em 2023.

A medida segue a determinação da Secretaria das Empresas Estatais (Sest). Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a petrolífera descartou uma proposta de aumento de 43,88% que havia sido aprovada pelo Conselho de Administração. Ainda não houve o anúncio oficial do porcentual de aumento da remuneração dos executivos.

No caso dos honorários fixos da diretoria, incluindo o do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, o aumento será de 9% neste ano.

Diferentes ajustes na Petrobras

Petrobras é uma das empresas públicas afetadas pela Lei das Estatais | Foto: Divulgação/Agência Petrobras

Em comunicado, a Petrobras citou supostas pesquisas que mostram que a atual remuneração do presidente da estatal equivale a quase 20% da mediana do salário total anual de seus pares de mercado. Já no caso dos diretores a remuneração equivaleria a 55% do verificado pelos pares de outras empresas.

A
estatal informou que a defasagem salarial de administradores ante o mercado ampliou-se nos últimos anos, em razão do congelamento da remuneração da diretoria — o que não ocorreu com o restante da força de trabalho. Entre 2017 e 2021, por exemplo, os funcionários da companhia tiveram os salários reajustados em aproximadamente 20%, segundo o governo federal.

REDAÇÃO OESTE

Primeiro-ministro da Ucrânia rebate declarações de Lula sobre guerra: ‘Discutiria e assinaria acordo com bandidos?’

Primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal rebateu 
declarações de Lula. Sergei SUPINSKY / AFP

Petista disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ‘não toma iniciativa de paz’, assim como o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky

O primeiro ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, rebateu as declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a necessidade de ter uma mesa de negociação pela paz em meio à guerra russa. “Também hoje reiterei várias vezes que em nossa fórmula de paz há um caminho claramente traçado para a paz como a entendemos. Se um grupo de bandidos entra em seu apartamento querendo matar você, seus filhos e levar sua casa, você vem para discutir e assinar acordo com esses bandidos, talvez com a participação de seus vizinhos? Você vê isso realista?”, iniciou durante coletiva de imprensa. “Tenho a sensação de que você não concordaria em viver com esses bandidos e nos termos deles”, frisou. Segundo o primeiro-ministro ucraniano, para que seja feita uma negociação de paz, “antes de tudo, eles precisam sair de sua casa e depois talvez possamos discutir os princípios da coexistência pacífica”. Mesmo contra os pronunciamentos de Lula, Denys Shmyhal agradeceu “os esforços do povo brasileiro e da liderança em sua aspiração de apoiar o povo ucraniano em sua luta”. Em fevereiro, durante visita ao presidente dos Estados UnidosJoe Biden, na Casa Branca, o presidente brasileiro propôs a criação de um grupo de países neutros para discutir a paz na Ucrânia. Já recentemente Lula afirmou, em Pequim, durante visita à China, que os EUA precisavam parar de incentivar a guerra para que houvesse uma solução à crise no país europeu. O petista também disse que o presidente da RússiaVladimir Putin, “não toma iniciativa de paz”, assim como o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky. A União Europeia, inclusive, rebateu as críticas feitas pelo presidente brasileiro e disse que não está ajudando a prolongar o conflito e que a Ucrânia é vítima de uma agressão ilegal.

Por Jovem Pan

Ministro do Trabalho confirma salário mínimo de R$ 1.320 e diz que Lula assina MP nos próximos dias

Declaração de Marinho foi dada a jornalistas após reunião 
com Lula. ANDRé RIBEIRO/FUTURA PRESS

Luiz Marinho ainda afirmou que governo federal enviará ao Congresso projeto de lei com diretrizes para política de valorização do salário mínimo; valor vigente é de R$ 1.302

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta quinta-feira, 27, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá assinar nos próximos dias uma medida provisória (MP) prevendo o aumento do salário mínimo para R$ 1.320. A mudança passaria a valer já neste ano. Atualmente, o valor pago ao trabalhador é de R$ 1.302. “Fizemos uma reunião para fechar as negociações em relação à política do salário mínimo. Vocês sabem que eu já tinha anunciado que o valor do mínimo, a partir de 1º de maio, será de 1.320 reais, com ganho real. O 1.302, a bem da verdade, já tem ganho real. A priori, era reposição da inflação, mas, com a variação da inflação do ano passado, já tem ganho real. Acrescentando para 1.320, temos a política de valorização do mínimo, que vamos vamos mandar em dois formatos. A valorização permanente irá por projeto de lei e tem esse ano para tramitar, porque a primeira validade será em janeiro do ano seguinte, considerando a reposição da inflação, acrescida do PIB consolidado, ou seja, dos dois anos anteriores”, disse em coletiva de imprensa. Questionado sobre quando Lula assinará a MP que formaliza o valor do mínimo em R$ 1.320, Marinho disse que a medida será formalizada “a qualquer momento daqui até 1º de maio”.

Na coletiva, Marinho também foi questionado se a política de aumento do salário mínimo, idealizada pelo governo, depende da aprovação do novo arcabouço fiscal. Na última semana, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que os programas sociais ficariam sem dinheiro em 2024 se o projeto que substitui o teto de gastos e define as novas regras fiscais do país não for chancelado pelo Congresso Nacional. “É uma política permanente, depende de lei específica do salário mínimo. Se for aprovada, é o que vai valer. É uma proposta que depende da aprovação do Congresso Nacional”, iniciou. “Pressupomos que o arcabouço será aprovado, que o Congresso tenha sensibilidade de aprovar da forma que está sendo encaminhada”, acrescentou. Por fim, o ministro do Trabalho afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende participar do ato do Dia do Trabalhador, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, com as centrais sindicais, na segunda-feira, 1º de maio. A agenda, no entanto, ainda não está confirmada. “Ele deve participar do ato no 1º de maio no Anhangabaú. Não está confirmado, mas é a disposição dele de participar do ato com as centrais sindicais”, explicou.

Por Brasília

Fiocruz emite alerta sobre aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

A Síndrome Respiratória Aguda Grave causou mais de 2.600 
mortes apenas em 2023 no Brasil, sendo que quase 59% desses
óbitos tiveram resultados laboratoriais para algum vírus respiratório. 
MISTER SHADOW / ASI / ESTADÃO CONTEÚDO

Ao menos 19 Estados registraram crescimento do número de casos de SRAG nas últimas seis semanas

O boletim Infogripe, divulgado pela Fiocruz nesta quinta-feira, 27, alerta para o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 19 Estados brasileiros. O levantamento leva em conta casos das últimas seis semanas, período encerrado em 15 de abril. Os Estados em questão são: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. A Fiocruz diz ainda que em alguns Estados, o crescimento dos casos foi registrado em todas as faixas etárias. Entre as crianças, o aumento está associado ao vírus sincicial respiratório, e não à Covid-19, como no público adulto. O estudo também destaca que casos de influenza A e B também contribuíram para ocorrências graves. A Síndrome Respiratória Aguda Grave causou mais de 2.600 mortes apenas em 2023 no Brasil. Destes óbitos, quase 59% tiveram resultados laboratoriais para algum vírus respiratório. Outros 36% foram negativos, enquanto cerca de 2,5% dos casos ainda aguardam resultados laboratoriais. Segundo a Fiocruz, dentre os positivos, mais de 85% dos casos foram de Covid-19. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevaleça da doença foi de quase 69% entre os positivos. Por meio de nota, a Anvisa alertou sobre a disseminação de notícias falsas sobre a vacina bivalente. A agência esclareceu que a atualização do imunizante da Pfizer teve sua eficácia comprovada por meio de dados técnicos e científicos. Além disso, a bivalente demonstrou ser tão ou mais eficaz que a versão anterior.

Por Jovem Pan

*Com informações da repórter Leticia Miyamoto

Governo demite mais 58 servidores do GSI em onda de cortes para atender Lula

Ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli. 
Jerônimo Gonzalez/MJSP

Outros 29 servidores do órgão, incluindo secretários nacionais, foram exonerados na quarta-feira, 26; ‘faxina’ no órgão ocorre após divulgação de imagens das câmeras do Planalto do dia 8 de janeiro

O ministro interno do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, autorizou nesta quinta-feira, 27, a exoneração de mais 58 servidores do órgão de segurança. Cappeli já havia anunciado a demissão de 29 militares nesta quarta-feira, 26, incluindo três secretário nacionais. Com isso, o total vai a 87. A leva de cortes faz parte da determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dada após o envolvimento de militares do GSI nos atos do 8 de Janeiro. Desde o início de governo, Lula manifesta a pretensão de fazer uma remodelação no órgão, mas a vontade virou prioridade após a divulgação de imagens do circuito interno do Palácio do Planalto, obtidas pela Jovem Pan, e que culminaram na demissão do então comandante da pasta, general Gonçalves Dias, demitido no último dia 19. Também a pedido de Lula, foi aberta uma sindicância no órgão, a fim de apurar o envolvimento dos militares nos atos de violência na capital federal. O prazo para a conclusão da investigação é dia 30 de maio. No entanto, Cappelli já avisou que pretende antecipar o resultado. As novas exonerações anunciadas nesta quinta-feira, 27, serão publicadas na próxima edição do Diário Oficial da União (DOU).

Por Brasília

PL precisa bancar André Fernandes como relator da CPMI do 8 de janeiro, diz Magno Malta

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Senador foi entrevistado pelo programa Oeste Sem Filtro

O senador Magno Malta (PL-ES) defendeu que o seu partido deve insistir na indicação do deputado federal André Fernandes (PL-CE) para o posto de relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dedicada a apurar os fatos ocorridos em 8 de janeiro, dia em que a sede do Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto foram invadidos por manifestantes.

Em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, o senador reforçou que, tradicionalmente numa CPMI, o Senado fica com a presidência, enquanto a Câmara fica com a relatoria. O parlamentar também lembrou ser comum o autor do requerimento ficar com o posto de relator da comissão. No caso da CPMI do 8 de janeiro, o autor é justamente Fernandes.

A fala de Malta em defesa da presença de Fernandes como relator da CPMI ocorre em meio ao noticiário de que negociações no Legislativo têm sinalizado outra direção. Conforme noticiou Oeste, a tendência é que o Partido Liberal fique de fora da presidência e da relatoria da comissão. O primeiro posto deve ficar com o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA) e o segundo pode ser de responsabilidade do senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Magno Malta fala sobre a CPMI do 8 de janeiro

Confira, abaixo, a entrevista com o senador Magno Malta. Em pauta, os rumos da CPMI do 8 de janeiro.

REDAÇÃO OESTE

Orlando Silva acaba com ‘órgão regulador’ no Projeto da Censura

Em contrapartida, Orlando Silva manteve outros trechos do 
Projeto da Censura | Foto Lula Marques/ Agência Brasil

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB), relator do Projeto de Lei (PL) 2630/2022, decidiu retirar da matéria o trecho que previa a criação de um órgão público responsável por fiscalizar a divulgação de supostas notícias falsas.

Em contrapartida, o parlamentar decidiu manter outros trechos sensíveis do projeto, como a proibição de contas automatizadas e a imposição de regras para a restrição de publicações de conteúdos nocivos.

A pressão da bancada evangélica provocou o recuo do relator. Nesta semana, membros do colegiado se reuniram com Orlando e manifestaram descontentamento com a criação de um órgão público regulador.

Os parlamentares vão votar o PL da Censura na terça-feira 2, apesar do pouco tempo disponível para a análise minuciosa do texto. Para ter uma ideia, o projeto tem 111 páginas.

Vitória parcial da censura

Cresceu o número de parlamentares contra o PL  2630/2020, que visa a instaurar a censura no país. De acordo com o site pldacensura.com, 204 políticos são contra a restrição das liberdades no país e 234 aprovam a mordaça. Até o momento, 75 parlamentares permanecem escondendo o voto. É possível acompanhar os dados do placar em tempo real.

Na terça-feira 25, a Câmara dos Deputados aprovou a urgência do Projeto de Lei da Censura. Por determinação do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a votação não precisou de maioria absoluta, apenas simples — 192 deputados votaram contra o PL. Com isso, o texto não terá de passar por nenhuma comissão da Câmara e será votado diretamente no plenário.

EDILSON SALGUEIRO/RUTE MORAES

Rio das Ostras planta 100 mudas no Projeto Bosques Urbanos

Fotos Allexandre Costa

A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, lançou o Projeto Bosques Urbanos nesta quinta-feira, dia 27 de abril.

O lançamento ocorreu na Rotatória da Avenida Ouro Verde, esquina com a Rua Guanabara, em Ouro Verde.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Nestor Prado, o projeto tem por meta a formação de bosque em áreas urbanas. “É uma demanda da própria sociedade. Esses bosques vão proporcionar a melhoria do clima em ilhas de refrigeração e ponto de encontro da comunidade. Teremos novos plantios, sempre próximos de períodos chuvosos. Nosso objetivo é chegar, até dezembro de 2024, em três mil mudas plantadas em várias localidades da Cidade”, explica.

“Neste espaço, a Secretaria vai plantar Barbosa Branca, Pau Ferro, Pata de Vaca, Pau-Brasil, Sibipiruna, Ipê Roxo e Perosa, divididas em quantidades iguais. São espécies de fácil adaptação e, ao mesmo tempo, com um crescimento bem rápido para fazer um bosque”, explica o técnico agrícola Nivaldo Hespanhol.

CONHEÇA O PROJETO - O Projeto Bosques Urbanos tem por objetivo promover a formação de ilhas de vegetação em áreas urbanas adensadas da Cidade, proporcionando melhoria de qualidade ambiental.

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente vão realizar o plantio de espécies arbóreas de forma sistemática em áreas identificadas pelos técnicos da Prefeitura de Rio das Ostras.

Prefeitura de Rio das Ostras faz alerta sobre segurança, saúde e prevenção de acidentes de trabalho em Plano de Ação “Abril Verde”

Fotos Divulgação

A Secretaria de Administração Pública de Rio das Ostras promoveu na última quinta-feira, dia 20, a campanha “Abril Verde” pela vida – Trabalhar sim. Adoecer, não!

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

O evento foi realizado pela equipe técnica do Departamento de Saúde e Segurança do Servidor (Desas) em parceria com a Defesa Civil e contou com a participação de servidores de diversas secretarias.

A campanha parte do pressuposto de que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes, por meio de disseminação de informações qualificadas que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Uma das ferramentas utilizadas pela equipe técnica durante o mês de abril nos setores da Administração, foi o DDS – Diálogo Diário de Segurança, visando conscientizar, a promoção da cultura de prevenção e a redução dos acidentes de trabalho.

Os temas abordados no evento foram:

I – O por que do Abril Verde?

II – Definição de acidentes de trabalho, tipos e notificações.

III – FALAAD – Análise de risco comportamental.

F – Olhe para frente e observe os riscos. A área foi isolada? Existe alguma condição adversa?

A – Olhe atrás e observe os riscos. A área foi isolada? Existe alguma condição adversa?

L – Olhe para os lados e observe os riscos. A área foi isolada? Existe alguma condição adversa?

A – Olhe acima e observe os riscos. Há rede de alta tensão? Há perigo de toque / queda de estrutura?

A – Olhe abaixo e observe os riscos. O piso do local da atividade suporta o peso? Há risco de afundamento?

D – Olhe para dentro e se pergunte, me sinto bem/apto para realizar a atividade?

IV – Noções de primeiros socorros.

V – Noções de combate a princípio de incêndio.

Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. Início de incêndio e outros sinistros de menor vulto podem deixar de transformar-se em tragédia se forem evitados e controlados com segurança e tranquilidade por pessoas devidamente treinadas. Na maioria das vezes, o pânico dos que tentam se salvar faz mais vítimas que o próprio acidente.

“O acidente é algo que se pode evitar, até porque ninguém sai de casa com intuito de sofrer uma lesão no decorrer das suas atividades. O que nós, da segurança do trabalho, queremos é lutar todos os dias para que acidentes não aconteçam”, disse o técnico em Segurança do Trabalho, Phillipe Santos, que é especialista em CIPA.

Entre outros assuntos importantes que foram tratados no diálogo e no treinamento estiveram as técnicas de primeiros socorros como: a forma correta de realizar manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) e a forma correta de desobstruir as vias respiratórias.

DIA DAS MÃES EM RIO DAS OSTRAS - CHEFF DE COZINHA

"A maravilhosa tarefa de ser mulher, empreendedora,
filha, mãe, esposa e amiga". Fotos Bruno Pirozzi

O Dia das Mães está chegando. Um dia de alegria e saudades para aqueles que não convivem mais com suas progenitoras. E para contar um pouco sobre este dia especial, convidamos a chef e empresária Penhamara de Araújo Lima para apresentar seu olhar sobre o universo feminino e materno, apresentar receitas para o Dia das Mãe e contar o porquê não é difícil ser uma empresária de sucesso.

A maravilhosa tarefa de ser mulher, empreendedora, filha, mãe, esposa e amiga.
Um dia me perguntaram se eu achava difícil ser mulher de sucesso no ramo empresarial e para surpresa de quem perguntou, eu respondi “NÃO”!

Na verdade, a determinação, a humildade para aprender a cada dia, o bom humor e a fé em Deus nos facilitam em todas as tarefas diárias. E não é diferente quando o assunto é trabalho. Eu me chamo Penhamara de Araújo Lima, sou empresária de sucesso no ramo de festas no estado do Espírito Santo e no momento atuo como sócia proprietária do Galleria Gastrobar, em Rio das Ostras. Literalmente, nem tudo são flores, até porque nem todas gostam de receber flores no dia dedicado às mães ou às mulheres. Minha dica para agradar e fazer que o dia delas seja inesquecível é oferecer muito respeito, amor e cuidado àquela que realmente te gerou ou criou, ou aquela que está ao seu lado nos melhores e piores momentos.

Desfrute e ofereça um momento inesquecível para ela.

No Galleria Gastrobar, eu e minha sócia, Sílvia Stanzani, colocamos muito amor de mãe em cada detalhe, principalmente nos pratos que vão até à mesa sempre enfeitadinhos com flores comestíveis ou algum outro toque de cuidado. Esse cuidado se estende à confecção de todos os nossos produtos para que sejam saudáveis, frescos e de excelente procedência.

Para a mãe tradicional, temos um delicioso risoto de mignon com gorgonzola, para a “fit” oferecemos o salmão ao molho de laranja servido com arroz negro, que é divino. Para àquela um pouco mais extravagante, que tal um spaghetti a nero di sépia? E ainda pra mamãe ou vovó (quem sabe bisavó) que ama novidades, sugerimos nosso arroz cremoso com pupunha e polvo.
A mãe vegana não foi esquecida e pode se deliciar com o couscous marroquino com legumes grelhados, que é dos deuses.

Ah!!!! E as sobremesas…Hum! Passeamos pelos saberes da Itália com o Tiramisú, damos um pulinho na França com o Creme Brulê e inovamos com a receita inusitada do Pudim de Grana Padano com molho de Goiabada e muito, muito mais.

Seja qual for o seu estilo mamãe, você vai amar o cardápio Galleria.

Rio das Ostras realiza Dia D de Vacinação contra a Influenza no sábado, 6 de maio

Foto: Celso Avila

Também serão ofertadas a vacina Pfizer Bivalente para toda população a partir de 18 anos

Rio das Ostras estará com todas as unidades vacinadoras e com o Polo de Vacinação, anexo a Secretaria de Turismo, de portas abertas para receber à população no próximo sábado, dia 6 de maio, das 8h às 17h.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) programou o Dia D de vacinação contra a Influenza para os grupos eleitos, conforme determinação do Ministério da Saúde. Já a dose de reforço anual Pfizer Bivalente contra a Covid-19 será disponibilizada para toda população a partir de 18 anos.

Para receber a vacina contra a Influenza é necessário a apresentação da caderneta de vacinação para as crianças menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), documento de identificação e comprovação que vincule a algum grupo eleito pelo Ministério da Saúde.

COVID-19- Já para a vacina Bivalente é necessário a apresentação do CPF/SUS, documento de identificação e comprovação do esquema primário ou última dose de reforço com uma das vacinas monovalentes, realizada há, pelo menos, quatro meses.

VACINAÇÃO NA SEMANA- É importante ressaltar que a vacinação contra a Influenza e Covid-19, da próxima semana, excepcionalmente, acontece de terça a sexta-feira, 2 a 5 de maio, por conta do feriado nacional do Dia do Trabalhador. As unidades de saúde atenderão das 13h30 às 16h30, e o Polo em anexo à Secretaria de Turismo, das 8h30 às 16h30.

Confira a listagem das unidades que vacinarão no sábado, 6 de maio:

 

  • Esf Rocha Leão – Rocha Leão
  • Esf Cantagalo  –  Cantagalo
  • Esf Mar do Norte – Mar do Norte
  • Esf Clínica da Família  –  Âncora
  • Esf Âncora  –  Âncora
  • Esf Cláudio Ribeiro – Cláudio Ribeiro
  • UBS Mariléa – Jardim Mariléa
  • Esf Dona Ediméia – Nova Esperança
  • Esf Nova Cidade – Nova Cidade
  • Esf Operário  –  Operário
  • Esf Recanto  –   Recanto
  • Esf Cidade Praiana – Cidade Praiana
  • Polo de Vacinação – Extensão do Bosque

Mais de 100 famílias foram beneficiadas com títulos de propriedades de imóveis no Âncora em Rio das Ostras

O título é outorgado pelo Município e registrado no Cartório
de Registro Geral de Imóveis desta Comarca, nos termos da
 Lei nº 13.465/2017. Fotos Allexandre Costa

Na quarta-feira, dia 26 de abril, às 18h, 104 famílias do Loteamento Residencial Praia Âncora, das quadras 35 e 36, em Rio das Ostras, receberam seus Títulos de Legitimação Fundiária na Escola Municipal Padre José Dilson Dorea, no Âncora.

O título é outorgado pelo Município e registrado no Cartório de Registro Geral de Imóveis desta Comarca, nos termos da Lei nº 13.465/2017.

Estiveram presentes à cerimônia de entrega de Títulos de Legitimação Fundiária, compondo a mesa, o advogado Bruno Valente, representando o prefeito Marcelino Borba; o secretário de Gestão Pública, Mário Baião; o presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Braga Mesquita; o líder de governo, o vereador João Francisco de Souza Araújo; os vereadores, Leonardo de Paula Tavares, Rogério Belém da Silva, Rafael Pereira dos Santos e Vanderlan Moraes da Hora; os representantes dos moradores contemplados, Amintas de Souza e Rodrigo Marvila.

O morador Rodrigo Marvila, agradeceu pela regularização das posses. “É uma alegria muito grande, eu não sei nem como me expressar, a gente trabalha a vida inteira e vai construindo e de uma hora pra outra pode perder tudo e, agora, temos a segurança que onde estamos é nosso”, destacou Marvila, contemplado com o título.

Para o secretário de Gestão Pública, Mário Baião, a entrega dos títulos é uma importante conquista. “Esse é um momento marcante, e de muita alegria. Estamos entregando mais de cem títulos de propriedades para os moradores aqui do Âncora, com seu Registro Geral do Imóvel, isso é uma coisa que não tem preço”, enfatizou o secretário.

“É mais um momento importante na minha vida, estamos aqui no Âncora depois de muita luta, entregando aos moradores os seus títulos de propriedades dos seus imóveis das quadras 35 e 36. Um momento ímpar na minha vida”, concluiu o presidente da Câmara, vereador Maurício Braga Mesquita.

O evento contou ainda com a participação da primeira-dama, Adriana Borba, diversas autoridades municipais e servidores, assim como os contemplados e seus familiares.

PROGRAMA – O Programa de Regularização Fundiária é subordinado à Secretaria Municipal de Gestão Pública. É um Programa Municipal, iniciado em 2005, que desenvolve medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e a titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia.

Dentre os objetivos da Regularização Fundiária, destacam-se a ampliação do acesso à terra urbanizada pela população de baixa renda, de modo a priorizar a permanência dos ocupantes nos próprios núcleos urbanos informais regularizados; a promoção da integração social e a geração de emprego e renda; além da garantia ao direito social, à moradia digna e às condições de vida adequadas.

A Coordenadoria de Regularização Fundiária da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, fica situada no Centro de Cidadania, Rua das Casuarinas, 595, sala 11, e telefone (22) 2771-6232.

Atleta trans se desculpa por disputar maratona feminina antes de fazer transição

Atleta trans Glenique Frank se desculpa por competir
 com as mulheres | Imagem: Reprodução/BBC

Glenique Frank também se ofereceu para devolver a medalha

A atleta trans Glenique Frank correu pela primeira vez como mulher na Maratona de Londres do último domingo, 23 de abril. Depois de vencer cerca de 14 mil mulheres na corrida, Frank, que é personal trainer, sofreu uma enxurrada de críticas. A principal deles veio de Mara Yamauchi, a terceira maratonista britânica mais rápida da história.

Em resposta a Mara, Frank pediu desculpas por competir na categoria feminina — e prometeu que não voltará a correr na modalidade até fazer a cirurgia de transição de gênero. Isso porque Frank já tinha experiência com corridas antes, mas na modalidade masculina, como Glen. 

“Tem muita mulher que me venceu”, diz Frank

Frank na Maratona de Londres 
Imagem: Reprodução/Instagram/Glenique Frank

“Depois de competir nas recentes maratonas de Nova Iorque e Tóquio como homem, Glen Frank, 54, foi autorizado a entrar na corrida do último domingo como mulher,”, noticiou o jornal britânico The Telegraph.

Frank completou a Maratona de Londres em 4 horas, 11 minutos e 28 segundos. Ela conquistou 6160º lugar de 20 mil.

“Eles estão com raiva, porque estão dizendo que uma das 14 mil mulheres atrás de mim poderia ter ficado no meu lugar. Realmente? Fiz em 4 horas e 11 minutos. Tem muita mulher que me venceu”, defendeu-se Frank.

Além de admitir não ter feito nenhum procedimento de transição de gênero cirúrgico, Frank admitiu possuir passaporte masculino. “Peço desculpas por entrar na categoria feminina, porque ainda não fiz a cirurgia”, disse a atleta transgênero. “Não era minha intenção enganar o público.”

Frank oferece devolver sua medalha

Em 31 de março, o UK Athletics, o órgão governamental de atletismo do Reino Unido, declarou que era “justo que os atletas que passaram pela puberdade masculina fossem excluídos da categoria feminina no atletismo”. 

Porém, de acordo com o The Telegraph, a atleta trans aproveitou uma brecha que liberava a participação de qualquer atleta que já tivesse participado de uma prova em categoria diferente de seu sexo biológico.

“Os homens, na categoria feminina, são injustos para as mulheres”, dissea a atleta Mara Yamauchi, no Twitter. “Quase 14 mil mulheres reais sofreram uma posição final pior por causa dele.”

Depois de toda a polêmica, Frank se ofereceu para devolver sua medalha, segundo informações da Fox News. “Se realmente acham que roubei o lugar de uma mulher, não me importo de devolver a medalha. No ano que vem, voltarei a correr em prol da caridade”, disse Glenique Frank.

EVELLYN LIMA

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...