No caso dos honorários fixos da diretoria, incluindo o do presidente da estatal, Jean Paul Prates, o aumento será de 9% neste ano
A Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos acionistas da Petrobras aprovou o reajuste global de 13,65% do salário dos diretores e dos integrantes dos Conselhos de Administração Fiscal em 2023.
A medida segue a determinação da Secretaria das Empresas Estatais (Sest). Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a petrolífera descartou uma proposta de aumento de 43,88% que havia sido aprovada pelo Conselho de Administração. Ainda não houve o anúncio oficial do porcentual de aumento da remuneração dos executivos.
No caso dos honorários fixos da diretoria, incluindo o do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, o aumento será de 9% neste ano.
Diferentes ajustes na Petrobras
Petrobras é uma das empresas públicas afetadas pela Lei das Estatais | Foto: Divulgação/Agência Petrobras
Em comunicado, a Petrobras citou supostas pesquisas que mostram que a atual remuneração do presidente da estatal equivale a quase 20% da mediana do salário total anual de seus pares de mercado. Já no caso dos diretores a remuneração equivaleria a 55% do verificado pelos pares de outras empresas.
A
estatal informou que a defasagem salarial de administradores ante o mercado ampliou-se nos últimos anos, em razão do congelamento da remuneração da diretoria — o que não ocorreu com o restante da força de trabalho. Entre 2017 e 2021, por exemplo, os funcionários da companhia tiveram os salários reajustados em aproximadamente 20%, segundo o governo federal.
REDAÇÃO OESTE