Proposta legislativa na Câmara dos Deputados visa ampliar sanções para invasão de propriedade

O deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) propôs o Projeto de Lei 1198/23, que busca aumentar a penalidade para o crime de esbulho possessório, que consiste na invasão de propriedade cometida com violência ou ameaça, ou por mais de duas pessoas. Atualmente, de acordo com o Código Penal, a punição para esse crime é de detenção de um a seis meses, além de multa. No entanto, o projeto propõe elevar a pena para detenção de 4 a 8 anos, acompanhada de multa. O objetivo dessa proposta é desencorajar invasões de propriedade no Brasil.

O deputado Chrisóstomo enfatiza que a punição atual para invasões de terras ou edificações é insuficiente e acaba incentivando a prática desse tipo de crime. Ele argumenta que movimentos que se apropriam indevidamente de propriedades, utilizando como pretexto uma suposta causa social, resultam em prejuízos para os proprietários e desemprego para os trabalhadores.

Além disso, o texto do projeto equipara os agravantes previstos no esbulho possessório ao crime de usurpação de águas, que envolve o desvio ou represamento de águas alheias. No entanto, a punição para esse tipo de crime permanece inalterada, sendo detenção de um a seis meses, além de multa.

O projeto agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e, se aprovado, seguirá para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...