Novas carteiras de identidade devem ser emitidas em SP, DF e 13 estados dentro de 4 meses

A Nova carteira de identidade pode ser solicitada em doze estados.

Unidades federativas que ainda não iniciaram a emissão do documento terão até 6 de novembro para se adequar. Os estados de São Paulo, Distrito Federal e outros 13 estados brasileiros terão quatro meses para implementar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A CIN utilizará o número do CPF como registro geral, substituindo o número do RG, que deixará de existir. O governo federal estendeu o prazo para que os estados estejam aptos a emitir o novo documento, dando aos institutos de identificação estaduais até 6 de novembro para se adequarem.

A implementação da CIN começou em julho de 2022 pelo estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, um total de 12 estados já emitem o documento, incluindo Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, até o momento, foram emitidas 962.749 Carteiras de Identidade Nacional nos 12 estados que aderiram ao programa. Mais de 700 mil foram baixadas por meio do gov.br, a plataforma de serviços públicos do governo federal. O novo documento contará com um QR Code.
A Secretaria de Segurança de São Paulo lançou uma nova carteira que inclui diversos detalhes de segurança.

O novo documento possui versões física e digital. A versão física é impressa em papel-moeda e inclui marcas-d'água do território nacional e do brasão da República, bem como detalhes de segurança sigilosos.

Um QR Code permite a validação eletrônica da autenticidade do documento, bem como a verificação se foi furtado ou extraviado. Além disso, o documento contém informações do cidadão, impressão digital e opção de doação de órgãos.

Essa nova versão também serve como documento de viagem para países do Mercosul, pois inclui um código internacional chamado MRZ, utilizado em passaportes.

A validade do novo documento depende da idade do titular: cinco anos para crianças de até 11 anos e dez anos para pessoas com idade entre 12 e 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisam trocar o documento.

Para obter o novo documento, é necessário estar com o CPF regularizado na Receita Federal. Antes da emissão da carteira, serão realizadas validações biográficas e biométricas.

Características da CIN:

- Possui apenas um número de identificação, o CPF.
- Contém um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e se foi furtado ou extraviado, usando um smartphone.
- Inclui o código internacional MRZ, utilizado em passaportes, possibilitando o uso como documento de viagem.
- Pode ser emitida em papel, policarbonato (plástico) ou digital, através do aplicativo gov.br.
- É válida em todo o território nacional.
- A versão digital pode ser apresentada caso o cidadão esqueça o documento em papel ou plástico.

Validade da CIN:

- Cinco anos para crianças de zero a 11 anos incompletos.
- Dez anos para pessoas de 12 a 59 anos incompletos.
- Validade indeterminada para pessoas com mais de 60 anos.

Os objetivos da medida são simplificar o acesso e unificar o número do documento dos cidadãos nos estados, visando evitar fraudes. O novo modelo permite a integração de diferentes órgãos, possibilitando consultas em bases de dados com informações unificadas sobre os cidadãos.

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...