Rio das Ostras vai receber 2022 com 13 minutos de queima de fogos, distribuídas em três pontos da Cidade. Não acontecerão shows ou eventos a fim de minimizar aglomerações em função da pandemia da Covid-19. Divididos em três pontos – Praia do Centro, Praça da Baleia e Píer do Emissário Submarino, em Costazul – o show pirotécnico terá pouco ruído, efeitos inéditos, muito brilho e menos fumaça. Segundo informações da empresa responsável, a queima de fogos terá menos barulho para atender a um apelo, principalmente, das associações de pessoas com Espectro Autista e de proteção aos animais.
Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo apontam mais de 80% de taxa de ocupação na rede hoteleira. A expectativa é receber cerca de 50 mil turistas neste final de ano. A Prefeitura vai organizar a Cidade para a alta temporada que começa no Réveillon e assim diminuir os impactos para os moradores.
SEGURANÇA – A Guarda Civil Municipal (GCM) trabalhará em parceria com a Polícia Militar, e estarão presentes em toda a Cidade, e principalmente, nos lugares de maior concentração de pessoas.
A partir do dia 31, a GCM vai trabalhar com 220 guardas e a PM terá um reforço com 150 homens em toda Cidade, em policiamento a pé e em viaturas. Estarão à disposição para patrulhamento 23 viaturas da Guarda Municipal e 17 da Polícia Militar, além de um reboque. Durante o período serão realizadas operações de fiscalização no Centro e Costazul e nos principais acessos à Cidade. Três trailers estarão a partir do dia 29, no reforço da segurança – um da PM na Avenida Roberto Silveira, em Costazul, e dois da GCM, nas Praças São Pedro e na José Pereira Câmara, no Centro.
A população também terá o telefone da 3ª Companhia da Polícia Militar (22 2771-6080), que funciona 24h por dia, para casos de emergência.
SAÚDE – Neste período do fim do ano, os serviços de emergência de saúde estarão disponíveis 24h na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, no Pronto-Socorro Municipal e no Hospital Municipal, onde funcionam a Maternidade e a Emergência Pediátrica.
A Secretaria de Saúde destaca que, no caso de sintomas respiratórios, a unidade de referência para atendimento é o Pronto-Socorro Municipal.
Os postos de saúde e a vacinação retomam as atividades na segunda, 3 de janeiro.
FECHAMENTOS – As orlas do Bosque, Centro e Costazul e algumas ruas estão fechadas a partir das 5h, do dia 31 de dezembro.
Orla do Bosque
· Rua Figueira com Avenida Cláudio Ribeiro;
· Rua Ipê com Rua Jequitibá;
· Rua Ipê com RJ106- Proibida entrada da RJ para a Orla;
· Avenida Cláudio Ribeiro com Avenida Amazonas;
· Rua Piabanha com Avenida Cláudio Ribeiro;
· Rua Guaíba com Avenida Cláudio Ribeiro;
· Rua Jequitibá com Rua Figueira
Orla do Centro
· Praça José Pereira Câmara- os dois lados;
· Rua Rêgo Barros com Jandira Pimentel;
· Rua Jandira Pimentel com Rua Maria Letícia;
· Avenida Cristóvão Barcelos com Rua Bento Costa Júnior;
· Rua Izalrina Cabral com Rua Oscar Fonseca;
· Boca da Barra;
· Rua Raul de Oliveira com Rua Bento Costa Júnior;
· Rua Rêgo Barros com Rodovia Amaral Peixoto
Orla de Costazul
· Rua Alexandre Barbosa com Avenida Atlântica;
· Rua Nelson Pessegueiro do Amaral com travessa 8;
· Avenida Governador Roberto Silveira com Rua Alexon C. da Silva;
· Avenida Governador Roberto Silveira com Rua Carlos A. Carvalho;
· Rua Irene dos Santos Ferreira com Rua Nei Cardoso
· Rua Luiz Lengruber com Rua Nei Cardoso;
· Rua Maria Bela dos Santos com Rua Nei Cardoso;
· Rua Nelson Pessegueiro com Avenida Atlântica;
· Rua Nei Cardoso com Rua Iolanda
TRÂNSITO LIVRE – Os moradores das ruas e orlas que estarão fechadas podem retirar seu Trânsito Livre, das 8h às 17h, nos trailers da GCM (Centro) e na Praça da Baleia, em Costazul.
Até dia 30 de dezembro, os moradores também poderão retirar o documento na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, das 8h às 17h, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº – Extensão do Bosque.
O morador precisa apresentar o comprovante de residência em seu nome, documento original com foto e documento do veículo. Os veículos não poderão ficar estacionados nas ruas.
LIMPEZA URBANA – A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, nos dias 30 e 31 de dezembro e 01 de janeiro, a partir das 3h, realizará a limpeza urbana. O trabalho terá início nas praias, com a previsão de entrega às 8h.
A operação de limpeza irá contar com varrição mecanizada, varrição manual, caminhão basculante e caminhão pipa para lavagem de orlas. Estão mantidas as rotas e horários de coleta de resíduos domiciliar, nos dias e horários divulgados no portal da Prefeitura.
O Parque Natural Municipal dos Pássaros, em Jardim Mariléa ficará fechado nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro; e o Parque Municipal Roberto Cação, em Mar do Norte, permanecerá fechado até 2 de janeiro.