Interessados em ocupar uma das 50 vagas e receber R$ 400 de bolsa devem se inscrever a partir desta segunda, dia 3 de janeiro
As pessoas com deficiência que desejam se qualificar para o mercado de trabalho têm boa oportunidade em Rio das Ostras por meio de cursos oferecidos pelo Projeto da ABESPetro/FIRJAN. São 50 vagas divididas em duas turmas de 25 alunos (manhã e tarde) que farão quatro cursos durante o período de um ano.
Os cursos oferecidos são: Operador de Computador; Montador e Reparador de Computadores; Assistentes de Produção Industrial; e Almoxarifado.
As inscrições começam nesta segunda, dia 3 de janeiro, e terminam dia 14, na sede da Secretaria de Assistência Social, na rua Araruama, nº 86, no Centro, das 9h às 16h.
Para se inscrever o candidato deve apresentar os seguintes documentos: CPF; Documento de identificação oficial com foto (quando aluno menor de idade, também deverá ser apresentado original e entregar cópia do CPF do responsável legal); Comprovante de nível de escolaridade (certificado) ou comprovante de matrícula (declaração de instituições de ensino); Comprovante de residência (atualizado dos últimos três meses); Foto digitalizada ou normal; Comprovante de conta corrente bancária em nome do cursista; relatório ou declaração ou anamnese ou laudo médico; Comprovante de conta corrente bancária em nome do aluno.
Serão aceitas auto declaração de escolaridade, que no caso de alunos menores será necessária a assinatura do responsável legal.
As vagas serão prioritariamente para cidadãos que são atendidos nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Rio das Ostras, do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), da Associação de Pais de Excepcionais (Apae), Pestalozzi e indicados pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Assistência Social; e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
CURSOS – Serão quatro cursos divididos em dois ciclos de seis meses. No primeiro semestre serão ministrados os cursos de Operador de Computador, com 200 horas de duração, e Montador e Reparador de Computadores, de 200 horas; somando 400 horas. No segundo semestre serão aplicados o de Assistente de Produção Industrial, com 200 horas, e Almoxarife, com 200 horas; também somando 400 horas.
Ao final de um ano, o formando receberá certificados de todos os cursos concluídos. Cada aluno deverá ter cursado 800 horas de aulas e estar apto.
As aulas acontecerão no Centro de Referência de Assistência Social de Nova Cidade (Cras Central) em dois turnos: manhã, das 8h às 12h, e tarde, das 13h às 17h. Cada turma terá 25 participantes.
BOLSA – Os 50 alunos participantes receberão uma Bolsa Auxílio de R$ 400 para apoio nos gastos de alimentação e transporte. Para isso, é necessário apresentar comprovante bancário de conta corrente e agência. Todo aporte será transferido pela Firjan.
REUNIÃO – Na tarde desta terça, dia 28, representantes da Secretaria de Assistência Social se reuniram com representantes dos Conselhos Municipais (COMDEF, CMAS e CMDCA), das unidades de atendimento da Secretaria de Assistência Socil e das instituições não governamentais APAE e Pestalozzi.
No encontro foram passadas as orientações e oficializada a abertura das inscrições para ratificarem as características do Projeto, que tem objetivo de inserir pessoas com deficiência na sociedade por meio do mercado de trabalho.
Na última semana, o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, se reuniu com o consultor de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro), Gilson Feitas Coelho, e a especialista de Negócios da Gerência Executiva da Regional 3 da Firjan, Lueny Mynssen Costa, que apresentaram detalhes do projeto.