Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras recebe capacitação para uso de equipamentos não letais

 
Neste primeiro momento cerca de 24 agentes foram 
capacitados para usar os equipamentos não letais. 
Foto: Mauricio Rocha

Rio das Ostras prioriza a qualificação permanente dos Guardas Civis Municipais- GCM para que estejam preparados para atender à população e agir em qualquer ocorrência. Nestas segunda e terça-feira, 27 e 28, os agentes participaram do Curso de Operações com Tecnologias Não Letais, ministrado por instrutores da própria GCM de Rio das Ostras, que foram capacitados pela empresa responsável pela fabricação dos equipamentos e estão aptos a transmitir o conhecimento adquirido. Aproximadamente 24 agentes concluíram o curso.

Na capacitação, com carga horária de 16 horas, o conteúdo programático estudado foi o conceito não letal, classificação das tecnologias não letais, legislação nacional e internacional de uso destes equipamentos (lançadores, espargidores de pimenta, granadas lacrimogênea e de pimenta, granadas explosivas, munições táticas e outros), o uso proporcional e seletivo da força, os agentes químicos e suas definições, os efeitos no organismo, como é feita a descontaminação e os primeiros socorros, manuseio destes equipamentos, cuidados, transporte, como é feito o emprego tático, as práticas em ambiente de controle de multidões e outros. Também foram estudadas as características, funcionamento e contraindicações do uso do dispositivo elétrico incapacitante (spark), disparos individuais e oficinas de vivenciamento.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Segurança Pública recebeu kits de dispositivos elétricos incapacitantes (arma de choque/spark), espargidores de pimenta, granadas de gás lacrimogêneo, de luz e som e pimenta e três lançadores de granada. No começo de 2021, foram adquiridos coletes balísticos para proteção dos guardas civis municipais, parte do pacote de ações implementadas desde 2018 para equipar os agentes.

“Importante salientar que este curso habilita o agente a usar os instrumentos de menor potencial ofensivo em ações pontuais e necessárias. Os equipamentos proporcionam maior segurança para o GCM nas ações e contribuem para a manutenção da ordem pública, transmitindo maior sensação de segurança para os munícipes e visitantes”, contou o Inspetor Geral da GCM, João Henrique.

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...