Pontes publicou a mensagem no domingo 10, depois do remanejamento da verba. Foto: Neila Rocha/ASCOM/SEAPC/MCTI |
Ministro usou as redes sociais para pedir uma correção 'urgentemente'
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, criticou o remanejamento do orçamento previsto para o financiamento de pesquisas. Em uma publicação nas redes sociais no domingo 10, o ministro chamou de “falta de consideração” a ação feita pelo Congresso. Pontes disse ainda que os cortes são “equivocados e ilógicos” e cobrou uma correção urgentemente.
O orçamento previsto para a pasta era de R$ 690 milhões em 2022. Contudo, cerca de R$ 600 milhões foram remanejados para outros sete ministérios. A decisão do Congresso aconteceu na quinta-feira 7, a pedido do Ministério da Economia.
“Falta de consideração. Os cortes de recursos sobre o pequeno orçamento de Ciência do Brasil são equivocados e ilógicos. Ainda mais quando são feitos sem ouvir a Comunidade. Científica e Setor Produtivo. Isso precisa ser corrigido urgentemente”, escreveu nas redes sociais.
Em nota, o Ministério da Economia informou que “essa proposta de alteração ocorreu para cumprir decisão governamental quanto à necessidade de remanejar recursos neste momento. A alteração submeteu à apreciação do Congresso Nacional proposta de suplementação de diversas demandas orçamentárias, com recursos de outras fontes.”