Rio de Janeiro gerou mais de 74 mil empregos formais no primeiro semestre de 2023

No mês de junho, foram registrados 13.490 novos vínculos empregatícios no estado do Rio de Janeiro, o que representa um aumento de 11,3% em relação ao mês anterior. Esse resultado contribuiu para que o estado mantivesse a tendência de alta nos últimos cinco meses e se destacasse como um dos três estados que mais gerou empregos formais em 2023, de acordo com os dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ao longo do primeiro semestre de 2023, o Rio de Janeiro criou um total de 74.387 novos postos de trabalho com carteira assinada. Esses números refletem o atual cenário econômico do estado, caracterizado pelo fortalecimento do ambiente de negócios e pelo crescimento da economia. Essa tendência é um reflexo das políticas públicas e programas sociais implementados para promover o emprego e a renda dos trabalhadores fluminenses, conforme ressalta o governador Cláudio Castro.

A análise do Novo Caged, realizada pelo Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, revela que a maioria das regiões do estado do Rio de Janeiro teve saldos positivos no mês de junho, com destaque para a Região Metropolitana, o Norte Fluminense e as Baixadas Litorâneas. O município do Rio de Janeiro se destacou na criação de novas vagas de trabalho, com um total de 6.012. Em seguida, os municípios de Campos dos Goytacazes e Niterói registraram 911 e 651 novos empregos, respectivamente.

O município do Rio de Janeiro também liderou o saldo de empregos no primeiro semestre, com 25.960 novos postos de trabalho. Outros municípios que se destacaram foram Magé, com 7.575, Macaé, com 4.860, Campos dos Goytacazes, com 4.166, e São João de Meriti, com 2.869 oportunidades.

Ainda de acordo com a análise do Observatório do Trabalho, todos os setores de atividade econômica apresentaram saldo positivo de vagas em junho, com os setores de Serviços, Comércio, Construção, Indústria e agropecuária liderando o crescimento, com percentuais de 66,9%, 12,7%, 12,4%, 5,4% e 2,5%, respectivamente.

Outro indicador positivo constatado pelo Novo Caged foi o aumento na contratação de mulheres para vagas formais, que registrou um aumento de 16,3% em relação ao mês anterior. Além disso, os jovens de 18 a 24 anos e aqueles com Ensino Médio completo foram os preferidos para a contratação, representando 63,2% e 83%, respectivamente, da contratação de trabalhadores fluminenses. Esses indicadores reforçam o compromisso do estado em promover a inclusão de diferentes grupos no mercado de trabalho.

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...