Uma baleia com cerca de 10 metros de comprimento ficou encalhada na Ilha de Maré, localizada em Salvador, na manhã deste sábado. Felizmente, com o auxílio de equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) da Polícia Militar, juntamente com integrantes da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil e dos Institutos do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Baleia Jubarte, a baleia conseguiu retornar ao mar.
Os pescadores que estavam navegando próximo à ilha entraram em contato com a polícia ao perceberem a presença da baleia encalhada em um banco de areia nas proximidades da Refinaria Landulfo Alves.
A major Érica Patrícia, comandante da unidade, relatou que assim que souberam da ocorrência, os policiais do 4º Pelotão Náutico (Loreto) da Coppa se prepararam e utilizaram uma lancha e um jet-ski para ajudar a baleia a retornar ao mar. Para estimular a saída da baleia daquela situação, eles adotaram técnicas como a agitação da embarcação e o barulho dos motores.
"Através dessas técnicas, conseguimos fazer com que a baleia saísse daquela situação. Ela conseguiu se libertar e retornar para o mar aberto", detalhou a major.
A major também enfatizou que o trabalho foi realizado com cuidado para evitar o estresse da baleia, que havia chegado recentemente da Antártida para a temporada de reprodução.