Paraná foi o estado que mais reduziu o desmatamento da Mata Atlântica

O Paraná é o estado brasileiro que mais reduziu o desmatamento ilegal na Mata Atlântica nos primeiros cinco meses de 2023. Comparado com o mesmo período de 2022, a área de vegetação suprimida diminuiu de 1,8 mil hectares para 860 hectares, uma queda de 54%. Minas Gerais (47%), Santa Catarina (46%) e Bahia (43%) também apresentaram reduções significativas.

Em média, a área desmatada no bioma do país foi de 7.088 hectares, enquanto no mesmo período do ano passado foi de 12.166 hectares, uma redução de 42%. Esses dados foram revelados pelo SAD (Sistema de Alertas de Desmatamento) Mata Atlântica, uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, Arcplan e a plataforma colaborativa MapBiomas, especializada em meio ambiente.

Everton Souza, diretor-presidente do IAT (Instituto Água e Terra), autarquia vinculada à Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável), destaca a importância do Paraná no combate ao desmatamento ilegal. Ele comemora os resultados alcançados, enfatizando que eles refletem o trabalho sério e dedicado que vem sendo desenvolvido pelo estado. Desde 2019, o governo Ratinho Junior implementou ações de monitoramento, fiscalização, repressão e educação ambiental, as quais estão produzindo os efeitos esperados.

Souza ressalta que as análises mensais feitas pelo NGI (Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação) do IAT já vinham indicando uma tendência de queda na supressão vegetativa no Paraná. Ele menciona um relatório divulgado no mês passado pelo MapBiomas, que demonstrou uma redução de 42% entre 2021 e 2022 no estado, a segunda maior do país.

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...