Durante a videoconferência dos ministros do Turismo dos países do Mercosul, Daniela Carneiro participou ativamente. Ela se juntou a Roberto Castro, representando o Mtur.
Inicialmente, esperava-se que a substituição ocorresse nos próximos dias, com o anúncio ainda nesta semana. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já havia indicado a mudança na pasta, confirmando a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os líderes do União Brasil para discutir a escolha de Sabino. Porém, a conversa foi adiada e só deverá ocorrer em agosto, após o fim das votações da pauta econômica na Câmara.
Além das questões em aberto, o recesso antecipado dos deputados e as negociações em andamento por lideranças da legenda também contribuem para o provável adiamento na substituição do Ministério do Turismo. O União Brasil está negociando outros cargos no governo, além do Turismo, e interlocutores do partido sugerem que o adiamento é uma forma de prestigiar a ministra Daniela Carneiro, indicando-a como vice-líder do governo na Câmara após perder o ministério.
Apesar do adiamento, a nomeação de Celso Sabino como ministro do Turismo é certa. Resta saber quando ele assumirá o cargo e quais outras indicações serão feitas pelo Centrão na minirreforma promovida por Lula. O Progressistas e o Republicam também estão negociando nomeações, tendo em vista o apoio à reforma tributária.