Governo Lula tem 120 dias para apresentar planos para abrigar pets de moradores de rua; Saiba mais

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, estabeleceu um prazo de 120 dias para que o governo federal elabore um plano de ação e monitoramento voltado para pessoas em situação de rua. Dentre as medidas solicitadas pelo ministro, está a garantia de abrigo aos animais de estimação dessas pessoas.

A determinação de Moraes surge no contexto de uma análise de uma ação movida pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSOL e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. Esses grupos apontaram uma série de omissões por parte do poder público em relação aos direitos da população em situação de rua.

O plano de ação exigido pelo ministro deve proporcionar um diagnóstico atualizado sobre as pessoas em situação de rua, identificando seus perfis e necessidades. Essas informações são essenciais para a formulação de políticas públicas eficientes, que possam fomentar a saída dessa população das ruas, por meio de programas de emprego e capacitação para o mercado de trabalho.

Os municípios também devem realizar um diagnóstico detalhado da situação nas suas respectivas áreas geográficas, apontando o número de pessoas em situação de rua em cada região, além de fornecer informações sobre a quantidade e localização de vagas em abrigos e a capacidade de fornecimento de alimentação.

O plano ainda deve incluir medidas que permitam o suporte das vigilâncias sanitárias para garantir abrigo aos animais de estimação das pessoas em situação de rua. Além disso, é necessário assegurar a segurança pessoal e patrimonial dessas pessoas dentro dos abrigos existentes, proibindo o recolhimento forçado de pertences e bens, bem como a remoção e transporte compulsório das pessoas em situação de rua.

Recentemente, uma matéria revelou que muitos moradores de rua têm se recusado a ir para abrigos, pois seus cães de estimação não são permitidos nesses locais oferecidos pela prefeitura. Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura informou que existem 117 serviços de acolhimento destinados à população em situação de rua, mas apenas nove deles contemplam espaços para animais de estimação.

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...