Granizo foi registrado nesta segunda-feira (1º) por volta das 14h no distrito de Salinas e nos bairros Cônego e Cascatinha.
Um chuva de granizo foi registrada na tarde desta segunda-feira (1º) em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e causou prejuízos para trabalhadores rurais. A chuva foi registrada no distrito de Salinas e nos bairros Cônego e Cascatinha.
O registro de chuva foi de 10 mm, segundo a estação do Inmet em Salinas, área rural da cidade.
O produtor rural Guilherme Darcy disse ao g1 que a chuva durou cerca de 1 hora e que a produção de tomate, couve-flor e brócolis dele foi extremamente afetada, sendo necessário recomeçar do zero.
Além de perder o lucro da produção, Guilherme diz que terá que investir para recomeçar. O produtor destaca que o trabalho pode levar cerca de dois a três meses - tempo médio para que a plantação cresça novamente.
O fenômeno desta segunda-feira na cidade foi caracterizado pelo meteorologista Wanderson Luiz, professor da UFRJ, como de escala local, ou seja, de pequena escala.
O especialista disse que, devido uma umidade específica na atmosfera, as nuvens de chuva cresceram e, como a superfície não estava tão quente, o granizo teve menos tempo para derreter até o solo. Por isso a grande quantidade de gelo registrada.
Por Isabella Chaboudt, g1 — Nova Friburgo