Novos aparelhos eletrônicos se somam às alternativas para recomposição das aprendizagens dos alunos matriculados nas unidades municipais
As aulas estão mais interativas e interessantes na Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras. Com a chegada dos novos aparelhos de Smart Tvs nas unidades escolares, novas estratégias têm sido implementadas para os alunos de todos os segmentos.
Na última terça-feira, 28, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Mônica de Andrade Ribeiro, no Jardim Mariléia, participaram do bate-papo com a psicopedagoga da equipe Multiprofissional da Secretaria de Educação, Suellen Helena Meireles, sobre o papel da Mulher na sociedade. E, durante o momento, Suellen fez uso SmartTv para ilustrar e trazer mensagens importantes sobre a valorização da mulher na sociedade.
Já na Escola Municipal Célio Sarzedas, no Balneário Remanso, desde o início da semana os pequenos estão comemorando o Dia do Circo – 27 de março – com mais interatividade. “Tem coisa melhor para um educador que ver o brilho nos olhos e o sorriso no rosto dos alunos? Este mês, com a chegada dos novos equipamentos na escola, estamos experimentando momentos maravilhosos com nossos alunos nas práticas pedagógicas associadas à tecnologia”, disse Isabel Costa, diretora da Unidade.
NOVAS AQUISIÇÕES – Os novos aparelhos de SmartTv foram entregues nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino para auxiliar no trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores. Ao todo, aproximadamente 150 equipamentos de SmartTv de 50 e 70 polegadas foram distribuídos entre as 49 escolas e já estão em uso por alunos e professores.
Segundo a gestão da Secretaria Municipal de Educação, a ideia é equipar as unidades e dar mais recursos pedagógicos para que os professores possam escolher quais estratégias serão utilizadas para atingir as metas propostas de ensino-aprendizagem para cada turma, da Educação Infantil à EJA.
Para o secretário de Educação, Maurício Henriques, este é mais um investimento da gestão para dar suporte ao professor e à equipe pedagógica para desenvolver um trabalho de excelência com os alunos. “Vamos usar e trazer tecnologia para nossas crianças. Elas merecem oportunidades de aulas diferentes e interativas”, destacou.
PALAVRA DE ESPECIALISTA – José Moran, professor da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador e gestor de projetos inovadores na educação, – que esteve em Rio das Ostras na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2019 – acredita que o uso da televisão como recurso didático deve impulsionar a inovação no ensino.
De acordo com Moran, não se trata de trocar os métodos convencionais pela televisão, mas aproveitar-se da rapidez da informação, das imagens, da diversidade de linguagem, das pesquisas e reproduções de época, que podem transformar as salas de aula em espaços muito mais atrativos, trazendo significado prático aos conteúdos. “Tudo que passa na televisão é educativo. Basta o professor fazer as intervenções certas e proporcionar momentos de debate e reflexão”, afirmou o professor.