Reunião do petista com militares foi organizada pelo general Tomás Miguel Ribeiro Paiva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou o almoço com generais do Exército que ocorreria nesta segunda-feira, 3, no Quartel-General de Brasília. O evento seria uma tentativa de aproximação por parte do governo com as Forças Armadas.
O convite para o almoço partiu do comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva. O encontro teria a presença do ministro da Defesa, José Múcio, e do Alto-Comando da Força.
Os atritos entre o atual governo e as Forças Armadas se intensificaram depois dos atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram alvo de vandalismo. Lula disse que as Forças Armadas foram “coniventes” com o ocorrido.
Na mesma época, o ministro da Defesa afirmou que a troca do comando ocorreu em razão de uma “fratura no nível de confiança” do Executivo em relação às Forças Armadas.
Lula deve participar de outros eventos com representantes da caserna, embora ainda não tenha confirmado a presença. Está marcada para terça-feira 4 a cerimônia de promoção de oficiais das três Forças no Palácio do Planalto, às 16 horas.