Foto: Celso Avila. |
Rio das Ostras conta com um Centro de Cidadania, administrado pela Prefeitura, ligado à Secretaria Municipal de Gestão Pública. O Centro disponibiliza diversos serviços em um mesmo local, facilitando a vida de quem precisa do atendimento e, de outra forma, teria que se deslocar entre várias unidades.
O Centro de Cidadania registrou mais de 118 mil atendimentos em 2022. Com 13 órgãos instalados, conta com uma média mensal de mais de 9.850 atendimentos.
O Centro de Cidadania fica situado na Rua das Casuarinas, nº 595, no Âncora, e o telefone de contato é (22) 2771-2735.
Confira abaixo os órgãos disponíveis na Unidade e horários de funcionamento:
Procon – Coordenadoria de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor, funciona de segunda a sexta das 8h às 17h. Contato: (22) 2771-6581.
Posto de Apoio do INSS – O Posto de apoio funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Atendimento presencial.
Banco de Empregos – O Banco oferece serviços gratuitos para trabalhadores e empresas. As vagas são divulgadas diariamente e o atendimento é feito das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Telefone (22) 2771-6413. Vagas disponíveis aqui.
Fundação Leão XIII – Serviços de 2a. via de Certidão de Nascimento e Casamento, isenções para expedição de identidade, certidão de bons antecedentes, multa do TRE, certificado de reservista, vale social, habilitação para casamento e união estável. O atendimento acontece das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta. Atendimento presencial.
OAB – Posto de atendimento aos advogados, funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta. Central de Atendimento da 52a Subseção (22) 2764-6881.
Divisão de Regularização Fundiária – Planejamento, cadastramento de programas e projetos voltados à regularização fundiária e ao atendimento social. Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e de 13h30 às 16h30. Telefone (22) 2771-6232.
Junta do Serviço Militar – Alistamento militar, 1a e 2a vias de Certificado de Dispensa e Incorporação, 1a e 2a vias de Atestado de Desobrigado. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta, para informações. Telefone (22) 2771-8259.
CCA – A Central de Mediação, Conciliação e Acordos é um órgão que visa garantir soluções ágeis e justas para as partes envolvidas, sem que as ações tenham a necessidade de ser ajuizadas. O atendimento é de segunda a sexta, de 8h às 17h. Telefone (22) 2771-3473.
JUCERJA – Registro dos atos relativos às empresas e informações sobre empresas, órgãos públicos, entidades públicas e privadas, público em geral e outras juntas comerciais. O atendimento é das 10h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta. Telefone: (22) 2771-6646.
Receita Federal – O Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV), presta diversos serviços, como consulta de situação cadastral do CPF, CNPJ, Imposto de Renda (IR), realizando a triagem e solicitação de juntada de documentos. O atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta. Telefone (22) 2771-6312.
SEBRAE – No Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas o atendimento é feito aos Microempreendedores Individuais (MEIS) e pequenas e microempresas, de segunda a sexta, das 8h às 17 h. Telefones (22) 2643-2120 e (22) 99609-8465.
Agência Regional de Trabalho e Emprego – Emissão de 1a e 2a vias da carteira de trabalho, seguro-desemprego e outros serviços. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Telefone (22) 2771-3777.
Ouvidoria da Guarda Municipal – Órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública que recebe e examina denúncias, reclamações, sugestões e elogios acerca da conduta dos integrantes da Guarda Civil Municipal. O atendimento é presencial, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Contatos pelo e-mail ouvidoria.gmro@riodasostras.rj.gov.br