Os festejos da virada de ano na Praia do Forte, em Cabo Frio, e no Pontal de Santo Antônio, em Tamoios, terão um esquema especial de segurança. Entre os dias 30 de dezembro (sexta-feira) e 1º de janeiro (domingo), haverá reforço no contingente da Guarda Civil Municipal, incluindo a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), para garantir a tranquilidade dos moradores e turistas nos arredores da orla da Praia do Forte e do Pontal de Santo Antônio.
A estrutura de segurança vai contar com cinco torres em cada um dos locais onde serão realizados os shows e a queima de fogos. Tanto em Cabo Frio como em Tamoios, haverá uma torre principal, que terá um canhão de luz para facilitar a visualização de possíveis incidentes na areia, em meio ao público. Agentes da Guarda Civil Municipal e policiais militares ficarão posicionados nas estruturas para atuar, no caso de qualquer eventualidade.
Conforme o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França, a região receberá o reforço de 600 policiais militares para o período da passagem de ano e parte desse contingente será direcionado para os locais de evento. A parceria também vai incluir o combate a outras irregularidades.
“Quero destacar o combate que vai ser feito às caixas de som. Um Fiscal de Postura vai ficar no trailer da PM e todas as ocorrências vão ser conduzidas para lá. No caso dos flanelinhas, a condução vai ser feita diretamente para a delegacia”, afirma o secretário.
GUARDA MUNICIPAL VAI ATUAR NO TRÂNSITO
Além da segurança, a Guarda Civil Municipal vai atuar no ordenamento do trânsito nas proximidades dos locais dos shows. Na Praia do Forte, as ruas do entorno serão interditadas para circulação, parada e estacionamento de veículos a partir das 5h da manhã desta sexta-feira, 30 de dezembro, até as 5h do dia 2 de janeiro.
Nos mesmos dias e horários, em Tamoios, serão interditadas a Avenida Beira Mar, a Rua das Esmeraldas e o acesso ao bairro Santo Antônio, pela Rodovia Amaral Peixoto, que terão o trânsito fechado para veículos.
O fechamento das ruas está previsto no Decreto Municipal n.º 6.995/2022, publicado no Diário Oficial Eletrônico em 21 de dezembro. As atividades e operações de fechamento das vias públicas ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança.
Na orla da Praia do Forte, as ruas interditadas serão:
– Av. Macário Pinto Lopes nas rotatórias ao lado das praças dos Quiosques, da Cidadania e das Águas;
– Av. Macário Pinto Lopes no retorno próximo à Rua Mercúrio;
– Av. Hilton Massa, no retorno próximo à Rua Praia do Pontal;
– Rua Almirante Barroso, no fechamento do acesso ao Canto do Forte;
– Rua Praia do Pontal, toda extensão;
– Rua Manoel Francisco Valentim, toda extensão;
– Travessa do Laser, toda extensão;
– Rua Antônio Feliciano de Almeida, trecho entre Rua do Céu e Av. Hilton Massa;
– Avenida Nilo Peçanha, trecho entre Rua Tamoios e Av. Macário Pinto Lopes;
– Rua Francisco Mendes, trecho entre Rua Tamoios e Av. Macário Pinto Lopes;
– Rua Treze de Novembro, trecho entre Rua Meira Junior e Av. Macário Pinto Lopes;
– Rua Ismar Gomes de Azevedo, trecho entre Rua Urano e Av. Macário Pinto Lopes;
– Rua Urano, toda extensão;
– Rua Saturno, toda extensão;
– Rua João Pessoa, trecho entre Rua Francisco Paranhos e Av. Macário Pinto Lopes;
– Rua Aníbal Amador do Valle, toda extensão;
– Rua Alita do Valle, toda extensão;
– Rua Sergipe, trecho entre Rua Francisco Paranhos e Av. Macário Pinto Lopes;
– Rua Vicente Celestino, toda extensão;
– Rua Alex Novellino, trecho entre Rua Francisco Paranhos e Av. Macário Pinto Lopes.