Foto: Reprodução
O cientista político Antônio Lavareda destacou a possibilidade de subnotificação na intenção de voto do presidente Jair Bolsonaro (PL) em alguns segmentos da sociedade, durante participação no quadro Arena Eleições, da CNN, nesta terça-feira (30).
“Bolsonaro tem crescido regularmente nas últimas pesquisas, chamando atenção para a hipótese de subnotificação do voto em Bolsonaro em alguns segmentos, especialmente naqueles de menor renda e escolaridade. Esse fenômeno é conhecido como ‘espiral do silêncio’”, afirmou Lavareda.
Pesquisa Globo/Ipec sobre a disputa presidencial divulgada na segunda-feira (29) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Na sequência, aparece Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 3%. Felipe d’Ávila (Novo) tem 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
“Quando algumas pessoas têm uma opinião que discrepa da opinião amplamente majoritária do seu grupo elas escondem e ocultam essa preferência para não entrar em conflito”, explicou o cientista político. Lavareda ressaltou ainda que durante as entrevistas realizadas pelos institutos de pesquisa, as pessoas se sentem “mais à vontade de confessar em público sua preferência”.
Segundo avaliação do especialista, o efeito combinado das entrevistas dos candidatos à Presidência, das propagandas eleitorais e do debate deve começar a ser percebido a partir das próximas pesquisas eleitorais.
CNN Brasil