Uma briga generalizada assustou comerciantes e pedestres no calçadão da Rua XV de Novembro nesta terça-feira (30), em Curitiba.
De acordo com a Polícia Militar, foi uma disputa por espaço de venda entre ambulantes. A confusão foi na hora do almoço, horário de grande movimento na região.
Testemunhas gravaram a pancadaria entre um grupo de vendedores de alfajor e outro de agenciadores de modelos (veja no vídeo acima).
Uma pessoa chegou a ser esfaqueada. Oito pessoas foram presas e encaminhadas à Central de Flagrantes.
A polícia afirma já ter registrado ao menos outros dois episódios semelhantes envolvendo vendedores de alfajor.
"Eles não acatam as nossas orientações, por vezes importunam os cidadãos que estão passando na via pública tentando forçá-los a comprar os produtos", afirmou a polícia.
Em nota, o Urbanismo da Prefeitura de Curitiba informou que os agenciadores não se enquadram como comércio ambulante e, portanto, a lei não impede que eles circulem no calçadão.
Porém, o município informou que os vendedores de alfajor não tem autorização para vender o produto nas ruas da cidade.
"De acordo com lei municipal 6407/1986 ambulante precisa ter um ponto fixo e autorizado para comercialização de produtos previstos na lei e decretos regulamentadores e o mesmo precisa ser pessoa física e residir em Curitiba. A autorização para comércio ambulante não pode ser concedida à pessoa jurídica".
A prefeitura disse fazer periodicamente fiscalizações da Secretaria de Urbanismo, em conjunto com a Policia Militar e Guarda Municipal, "já que estes vendedores agem de forma truculenta e ameaçadora".
Em nota, a prefeitura disse estar em contato com a Prefeitura de São José dos Pinhais, município onde fica a ONG a qual os vendedores de alfajor são vinculados.