Projeto ‘Defesa Civil nas escolas’ leva informações aos alunos de Rio das Ostras

O assessor técnico Luiz Carlos explicou aos alunos o que são considerados desastres naturais. Palestra aborda conceitos de redução de risco de desastres e acidentes. Estudantes receberam cartilha informativa do projeto da Defesa Civil. Educação ambiental e desastres naturais com foco na cidade estão entre os temas do projeto. Foto: Divulgação

Com o lema ‘Plantando no presente para colher no futuro’, a Defesa Civil de Rio das Ostras começou a capacitar os alunos da Rede Municipal de Ensino para aumentar a cultura de resiliência das comunidades frente aos desastres. A primeira unidade visitada foi a Escola Estadual Municipalizada Fazendas Reunidas Atlântica, nos dois turnos da quarta-feira, 29 de junho.

Durante a palestra, o assessor técnico Luiz Carlos Carvalho Silva explicou aos alunos o que são considerados desastres naturais e elencou quais ações devem ser tomadas para evitá-los ou minimizar suas consequências. Abordou ainda a necessidade de conscientização da população quanto à prevenção de riscos e a possibilidade de atendimento, de forma sistemática e metodológica.

Para a Defesa Civil do Município, sob a coordenação de Jorge Mazzo, um dos objetivos da ação é incorporar ao currículo escolar, de forma transversal, conceitos de redução de risco de desastres ou acidentes, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas visando ao aumento da resiliência comunitária dentro e fora das escolas.

Na cartilha do projeto, é destacada a importância da conscientização dos alunos sobre os diversos tipos de riscos característicos da cidade de Rio das Ostras e as ações proativas de mitigação de vulnerabilidades.

“É necessário um investimento na mudança de comportamento de crianças, jovens e adultos, estudantes ou não, com o objetivo de produzir uma cultura de prevenção de desastres em toda população rio-ostrense, principalmente, nas famílias que estão localizadas em áreas de maior risco de ocorrência de desastre ou situações de vulnerabilidade”, explicita o documento.

De acordo com o projeto, ao longo do ano, serão tratados quatro temas específicos com os alunos. São eles: Noções de Defesa Civil e prevenção de acidentes domésticos; Educação Ambiental e Desastres Naturais com foco na cidade; Chuvas Intensas e suas consequências na cidade; Noções básicas de primeiros-socorros e cuidados iniciais em situação de emergência. Essa formação será oferecida por um grupo de instrutores da equipe da Defesa Civil com conhecimentos específicos.

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...