Marcelo Freixo (PSB) confirmou na sexta-feira o ex-prefeito Cesar Maia (PSDB) como seu vice para disputar o governo do Rio. Pai de Rodrigo Maia disse em entrevista ao jornal O Globo que vê problema em dividir palanque com o ex-presidente Lula (PT).
Cesar Maia já teve desavenças com o petista na época que era prefeito do Rio de Janeiro. No anos 2000, quando o governo do então presidente Lula promoveu a intervenção federal no sistema municipal de Saúde do Rio, Cesar Maia tentou impedir o movimento na Justiça, disse que a ação era política e comparou Lula a Hugo Chávez, pela “vocação autoritária”.
Agora, no entanto, o pai de Rodrigo Maia diz que deixou as mágoas para trás e alega que a aproximação é importante para se opor “aos ataques às instituições e ao sistema eleitoral” realizados por Jair Bolsonaro.
“Tanto a eleição nacional, quanto a estadual [no Rio de Janeiro], serão resolvidas em dois turnos. Os primeiros turnos, nos dois casos, já estão desenhados. Uma eleição em duas etapas produz convergências”, disse Cesar Maia.