Autoridades da Casa Branca negaram que houvesse treinamento formal em andamento, mas confirmaram que as tropas americanas na Polônia estão tendo “interações” regulares com tropas ucranianas para ensiná-las a usar equipamentos militares americanos e estrangeiros.
O equipamento está transitando pela Polônia para o governo ucraniano e o treinamento envolve principalmente assistência militar básica, como equipamentos de comunicação, em oposição a sistemas maiores, disseram autoridades.
As tropas dos EUA também estão ajudando seus colegas ucranianos a aprender a usar equipamentos ainda maiores, que é o que Biden estava se referindo em seus comentários, segundo as autoridades.
Em uma audiência do Comitê de Serviços Armados do Senado nesta terça-feira (30), o general Tod Wolters, comandante do Comando Europeu dos EUA e Comandante Supremo Aliado da Europa, disse que há “ligações que estão recebendo conselhos”, o que ecoou o que o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse em uma coletiva de imprensa.