Responsáveis pelos 23 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Rio das Ostras podem acompanhar semanalmente, pelo Portal da Educação, os cardápios dos alimentos servidos nas unidades de ensino. Todos os cardápios são planejados pela equipe de Nutrição Escolar.
As nutricionistas da equipe, seguindo as premissas do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, formulam os cardápios pensando em garantir todos os nutrientes necessários para estimular a aprendizagem e a boa condição de saúde.
Para garantir a melhoria continuada do serviço, reuniões entre o secretário de Educação, Maurício Henriques, e as equipes de nutrição da secretaria e da empresa que presta serviço são feitas de forma regular durante o ano. No início do mês de março, o secretário afirmou que, por intermédio de parcerias, o serviço pode ser constantemente melhorado.
Por meio de brincaceiras, nutricionistas propuseram introdução de novos alimentos na rotina escolar. Foto: Divulgação |
Maurício ressaltou que a equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação verifica e fiscaliza o serviço prestado, lembrando que a empresa deve fazer a gestão dos alimentos oferecidos a fim de que a merenda seja ofertada no padrão correto.
INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS – Para estimular novas experiências alimentares, as nutricionistas da Horto Central Marataises – HCM, que atuam Escola Municipal Enedina Fidelis Moreira, brincaram com os pequenos e propuseram introdução de novos alimentos na rotina escolar.
De acordo com um documento publicado pelo PNAE, compete ao nutricionista planejar o cardápio da alimentação escolar de acordo com a cultura alimentar, o perfil epidemiológico da população atendida e a vocação agrícola da região, acompanhando desde a aquisição dos gêneros alimentícios até a produção e distribuição da alimentação.
Além da descrição dos alimentos, o cardápio discrimina as maneiras de preparação, o quantitativo por pessoa de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, dentre outros.