Polícia encontrou fios e peças de cobre em casa no bairro Âncora, em Rio das Ostras |
Objetivo da "Operação Cuprum" é cumprir 10 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão em Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes e Cabo Frio.
Uma operação é realizada na manhã desta quinta-feira (2) em seis cidades do Estado do Rio de Janeiro para cumprir 10 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão contra suspeitos de formação de quadrilha, furto e receptação de fios e outros materiais de cobre.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações que resultaram na Operação Cuprum começaram em fevereiro de 2021 depois que a Prefeitura de Rio das Ostras ficou sem serviço de assistência médica e resgate por conta do furto de fios.
Até as 8h desta quinta, sete pessoas já tinham sido presas. Entre elas o dono de três locais que funcionam como ferro-velho em Rio das Ostras e a esposa dele. Segundo a polícia, eles são os principais receptadores de todo material que era furtado.
Por volta das 6h, a polícia chegou na casa do dono do ferro-velho no bairro Âncora, em Rio das Ostras. Na casa, foram encontrados materiais como fios da concessionária de telefonia, cabos da Rede Elétrica, baterias usadas, balança e luminárias de postes, que podem ser da iluminação pública. Veja no vídeo no início da reportagem.
O dono do ferro-velho e a esposa vão responder por receptação qualificada e corrupção de menores, porque eles adquiriram produtos de menores. As penas somadas podem chegar a 12 anos de prisão.
Veja a quantidade de prisões por cidade:
- Cabo Frio: 1 preso
- Casimiro de Abreu: 1 preso
- Macaé: 1 preso
- Rio das Ostras: 3 presos
- São Gonçalo: 1 preso
Um dos alvos de operação contra furto de fios de
cobre foi preso em Cabo Frio. Foto: Arquivo pessoal
Por Rodrigo Monteiro, g1 — Rio das Ostras