A Coordenação de Proteção e Bem Estar Animal (COPBea), órgão vinculado à secretaria municipal de Meio Ambiente, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, proibiu o aluguel e circulação de cavalos para passeio no entorno da Feirinha do Alto.
A medida começou a valer no último sábado (23) e foi determinada em cumprimento ao artigo 102 do Código Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, que proíbe o aluguel de animais nos bairros centrais da cidade, bem como a condução desses animais pelas ruas de maior trânsito.
De acordo com a Coordenação, caso a proibição não seja respeitada, os cavalos serão apreendidos e encaminhados para o curral de apreensão e os proprietários, multados. “Por lei, essa prática só é permitida em hotel fazenda, pousada ou sítio na área rural e que contam com espaço de alojamento para os animais”, destacou coordenador da COPBea, Jackson Muci.
Casos de denúncias e pedidos de fiscalização podem ser realizado pelos telefones 162 ou (21) 2742-5074, WhatsApp (21) 98126-4038 ou pelo e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br.
Para outras informações sobre o trabalho da Coordenação de Proteção e Bem Estar Animal, basta entrar em contato pelo telefone (21) 2742-7763 ou pelo e-mail copbea@teresopolis.rj.gov.br.
Por g1 — Região Serrana