Palácio do Supremo Tribunal Federal na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil |
Supremo Tribunal Federal irá decretar ponto facultativo na véspera dos protestos em favor do presidente Bolsonaro
A Praça dos Três Poderes estará fechada durante as manifestações do dia 7 de Setembro. A área abriga o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi divulgada nesta terça-feira, 31, pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (DF). De acordo com a pasta, o bloqueio se faz necessário uma vez que o local dificulta a desocupação rápida do público, caso seja preciso. Além disso, o trânsito na Esplanada dos Ministérios estará bloqueado e os participantes do protesto em apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro, serão revistados pelos agentes de segurança. A finalidade é evitar a circulação de objetos perigosos ou proibidos.
O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, ressaltou que os protocolos de segurança já estão bem estabelecidos, já que Brasília recebe um grande número de manifestações todos os anos. Mas, mesmo assim, o STF informou que irá decretar ponto facultativo na véspera dos protestos para “facilitar os preparativos de segurança”.