Em 2003, um indivíduo foi acusado de ter cometido um homicídio na Reserva Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu.
No domingo, dia 9 de julho, um indivíduo indígena da etnia Pataxó foi detido pela equipe da Operação Segurança Presente na Avenida Elias Agostinho, em Imbetiba, Macaé. A prisão ocorreu devido a um mandado em aberto relacionado a um caso de homicídio ocorrido em 2012.
Em 2003, o homem havia sido acusado de cometer o assassinato de José Raimundo Miniz na Reserva Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, localizada no município de Pau Brasil, sul da Bahia. Na ocasião, ele foi absolvido ao alegar legítima defesa. Entretanto, em 2012, o mesmo indivíduo foi acusado de atirar e matar Huelton Miniz de Oliveira, que também era membro da mesma tribo. O crime foi motivado por uma disputa de terras, envolvendo vítimas pertencentes à mesma família.
O indivíduo estava foragido e, no domingo, foi localizado pelos agentes do Macaé Presente após denúncias de que estaria portando armas de fogo na região. Durante a revista, nada foi encontrado, porém, foi constatada a existência de um mandado de prisão em aberto relacionado ao homicídio.
Posteriormente, o suspeito foi encaminhado para a 128ª Delegacia de Polícia (Central de Flagrantes), onde permaneceu detido.