Nesta quarta-feira (26), um avião que transportava aproximadamente 500 quilos de cloridrato de cocaína foi interceptado por caças da Força Aérea Brasileira (FAB) e seu piloto acabou sendo preso. O flagrante ocorreu após uma denúncia e a carga avaliada em cerca de R$ 12 milhões foi encontrada no bimotor modelo Beechcraft Baron 58.
Os caças Super Tucano A-29 e o avião radar E-99 agiram em resposta à denúncia e realizaram a interceptação do avião suspeito. Contudo, foi necessário disparar um tiro de advertência, uma vez que o piloto não acatou as ordens da Defesa Aérea. Após isso, ele pousou o avião em uma pista de terra próxima à Rodovia Brigadeiro Faria Lima e fugiu pela mata, juntamente com outra pessoa.
As autoridades policiais encontraram a carga de cocaína abandonada dentro da aeronave. Por essa razão, as buscas pelos dois suspeitos continuam em andamento. A droga apreendida foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal de Araraquara.
É válido ressaltar que o avião partiu do Paraguai e seu destino pretendido era a região de Araraquara (SP). No entanto, ao adentrar o espaço aéreo brasileiro sem um plano de voo, o bimotor passou a ser monitorado pelas autoridades responsáveis.
Toda a operação para a prisão do piloto do avião e a apreensão da droga foi resultado de uma cooperação entre a Polícia Federal, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da FAB, o Comando de Aviação Militar da PM/SP (Águia) e o Grupo Especial de Fronteira (GREFON/MT).