Com o objetivo de ampliar o controle social, de acordo com as metas estabelecidas pela gestão do conselheiro Fernando Guimarães para os anos de 2023 e 2024, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) pretende incentivar a participação de estudantes de Engenharia Civil de universidades públicas, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), na fiscalização de obras públicas que estão paralisadas.
A proposta inicial prevê a realização de palestras e treinamento para os estudantes, seguidos pelo preenchimento de formulários sobre as obras paralisadas na região onde as universidades estão localizadas. Além disso, também está prevista a possibilidade de visitas de campo, supervisionadas por professores. No entanto, essas negociações ainda estão em estágio preliminar e serão realizadas outras reuniões para aprimorar o modelo de cooperação, que posteriormente será submetido à aprovação da Presidência do TCE-PR.
Nesta semana, uma reunião foi realizada no Centro Politécnico da Universidade Federal (UFPR) para discutir detalhes da iniciativa. Estiveram presentes o presidente do TCE-PR, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado, os reitores de diversas universidades estaduais do Paraná, o presidente do Crea-PR, o diretor da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Seti-PR, além de coordenadores do TCE-PR responsáveis pela fiscalização de obras públicas e pelo atendimento ao jurisdicionado e controle social.