Reunião com Fernando Haddad e Rui Costa foi
um dos principais pontos da agenda do petista.
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por um procedimento médico no quadril para tratar dores entre o fêmur e a bacia. Ele está em recuperação e deve passar por uma cirurgia de colocação de prótese em outubro. Enquanto se recupera, Lula cumpriu sua agenda no Palácio da Alvorada, a residência oficial.
Durante o dia, o presidente teve reuniões com os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Rui Costa, da Casa Civil. Um dos assuntos discutidos foi o pedido de Lula pelo fim das críticas do economista Márcio Pochmann ao comando do IBGE. Além disso, Lula também conversou por telefone com o presidente dos Emirados Árabes Unidos e com o presidente em exercício da Espanha.
No final do dia, Lula se encontrou com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. Há rumores sobre uma possível troca no comando da Caixa, mas o governo ainda não confirmou essa informação.
Apesar da agenda movimentada, Lula teve que fazer alterações nos compromissos planejados para a quinta-feira. Uma reunião com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, foi adiada para sexta-feira. A expectativa é que Lula possa voltar ao expediente normal no Palácio do Planalto na próxima semana.