Deputada Célia Jordão quer criar Cartão Educação para alunos e professores do RJ

Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a deputada estadual Célia Jordão, do Partido Liberal (PL), apresentou três projetos de lei que têm como objetivo facilitar a compra de uniformes e materiais didáticos, visando melhorar a qualidade do ensino, diminuir a evasão escolar e impulsionar a economia.

Essas propostas consistem na criação do Cartão Material e do Cartão Uniforme Escolar para os alunos, além do Cartão Material de Apoio Pedagógico destinado aos professores e pedagogos.

De acordo com a deputada, esses projetos foram inspirados na experiência positiva da implantação desses benefícios na rede municipal de ensino de Angra dos Reis. Caso sejam aprovados em âmbito estadual, ao invés de a Secretaria de Educação realizar grandes compras, o que é um processo demorado, os próprios alunos e professores poderão adquirir seus materiais.

Os PLs 746/2023 e 748/2023 preveem que o fornecimento do material didático e dos uniformes escolares será realizado uma vez por ano, por meio de auxílio financeiro por meio de um cartão de débito. A aquisição desses materiais e uniformes somente poderá ser realizada em estabelecimentos comerciais credenciados previamente pelo município. Caso os pais ou responsáveis pelo aluno utilizem o benefício para outra finalidade, estarão sujeitos a sanções administrativas, cíveis e criminais.

O PL 747/2023, se aprovado, concederá um benefício similar para os professores, pedagogos e coordenadores pedagógicos, que receberão auxílio para adquirir materiais utilizados em sala de aula. Atualmente, é comum que esses profissionais financiem a compra desses itens para garantir uma maior qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

No município de Angra dos Reis, em abril deste ano, a prefeitura distribuiu os Cartões Educação para cerca de 24 mil alunos e 1.323 professores e pedagogos da rede de ensino, injetando mais de R$ 27 milhões na economia local.

Célia Jordão ressaltou a importância de valorizar os servidores por meio de investimentos em melhores condições de trabalho, o que impacta diretamente na qualidade do ensino. Além disso, ao impulsionar a economia local, o comércio é beneficiado, aumentando a oferta de empregos na região. A deputada foi Secretária de Assistência Social de Angra dos Reis por nove anos.

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...