Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, Rio das Ostras realiza nesta data uma programação especial no Parque Natural Municipal dos Pássaros. Ao longo do mês, diversas atividades acontecem para sensibilizar a população sobre as soluções para a poluição plástica.
Proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), o tema deste ano é #CombataAPoluiçãoPlástica e visa diminuir a degradação causada por esse material em lagos, rios e mares, em consonância ao Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro do Município.
Por meio de uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Rio das Ostras, durante o mês de junho serão realizadas visitas de estudantes às Unidades de Conservação Municipais, com o intuito de sensibilizar os alunos sobre as questões relacionadas ao consumo consciente, ao descarte de lixo e à conservação da natureza.
PROGRAMAÇÃO – Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Natural Municipal dos Pássaros será palco de uma programação especial. Às 9 horas, haverá a apresentação de flautas do Projeto Música e Educação, seguida pela solenidade de abertura das comemorações da data.
Neste dia, também está agendada a apresentação do histórico de criação do Parque Natural Municipal dos Pássaros e mostra de vídeos que destacam o combate à poluição plástica.
Nos dias 1º, 2, 6 e 7 de junho, grupos escolares serão recebidos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Iriry e, nos dias 5, 12, 13, 14, 15 e 16, no Parque Natural Municipal dos Pássaros.
De 19 a 23 de junho, os estudantes vão conhecer o Monumento Natural dos Costões Rochosos, e de 26 a 30 de junho, visitarão a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) de Itapebussus. Nestes encontros será destacada a importância destas áreas protegidas e abordados os impactos da poluição sobre esses ambientes.
POLUIÇÃO PLÁSTICA NO MUNDO – Atualmente são produzidas mais de 400 milhões de toneladas de plástico no mundo, com o agravante de que a metade é fabricado com o objetivo de ser usado apenas uma vez. Deste total, apenas 10 por cento é reciclado. Estima-se que, atualmente, de 19 a 23 milhões de toneladas de plástico acabem em lagos, rios e mares.
Os itens plásticos correspondem a dez por cento em peso dos resíduos sólidos descartados no ambiente, porém perfazem mais de 80 por cento em número de itens dos resíduos acumulados em áreas costeiras, na superfície do mar e nos fundos oceânicos.
Nos ambientes marinhos, os itens plásticos predominam em função de sua durabilidade e flutuabilidade, além do grande uso pela sociedade associado ao descarte inadequado. É fundamental que a sociedade reflita sobre o consumo consciente e o descarte adequado de resíduos.