O Projeto Mar Atento, programa voluntário de capacitação e treinamento de pescadores desenvolvido pela Shell em parceria com a Equinor, voltará com suas atividades neste sábado, dia 3 de junho, em São João da Barra. A iniciativa é voltada para comunidades pesqueiras da Região dos Lagos, Norte Fluminense e Espírito Santo, e tem como objetivo o engajamento e a capacitação dos pescadores para atuação em incidentes com óleo no mar e para proteção do meio ambiente.
Inseridas na área de influência das atividades da Shell e da Equinor na Bacia de Campos, as cidades de São João da Barra (RJ) e São Francisco do Itabapoana (RJ) receberão o treinamento nos dias 3 e 16 de junho, respectivamente. Os municípios são considerados prioritários seguindo critérios de sensibilidade ambiental e vulnerabilidade social, com frotas pesqueiras atuando tanto na costa quanto na região das plataformas de petróleo. Para o segundo semestre estão previstas novas atividades do projeto em outros municípios da região.
A capacitação será dividida em duas turmas: Módulo de Limpeza de Praia e Módulo de Proteção da Costa. Cada módulo vai capacitar 30 pescadores e seus familiares, com aulas teóricas em salas de aula e atividades práticas no mar, totalizando cerca de 60 pessoas envolvidas e seis barcos de pesca. Entre as atividades de proteção da costa, os pescadores aprendem a fazer lançamento de barreiras de contenção a partir dos barcos e formações básicas de contenção e recolhimento de óleo. Lançado em 2017, o programa já beneficiou seis municípios do Norte Fluminense e Sul Capixaba, com a participação de mais de 500 membros da comunidade, treinamento de 175 pescadores e suas redes e mapeamento de 77 embarcações de oportunidade.
O conceito do Projeto Mar Atento teve origem em sessões de engajamento das empresas com os próprios pescadores, que demonstraram interesse em conhecer mais sobre as estratégias de resposta a emergências da indústria de óleo e gás, sem perder suas raízes tradicionais com a pesca. Além de atender a uma demanda da comunidade pesqueira, o projeto contribui para a conscientização para a conservação ambiental nestes municípios e apoia o plano de emergência das operadoras, na Bacia de Campos. O Mar Atento é um projeto de cunho social voluntário.
“O trabalho em conjunto com a comunidade pesqueira contribui para a segurança e proteção dos ambientes marinhos e costeiros, gerando benefícios sociais, econômicos e ambientais na Bacia de Campos. Com o treinamento, as empresas poderão contar com pescadores locais, que aprendem algo novo que os ajuda a cuidar do local onde vivem. É bom para as empresas, para os pescadores, para o meio ambiente e para a sociedade”, comenta Suely Ortega, assessora sênior de Performance Social da Shell Brasil.
“A colaboração entre as companhias e as comunidades que nos recebem, como é o caso desta iniciativa, é fundamental. Estar mais próximos das nossas operações foi uma solicitação deles. O projeto capacita, promove a troca, dissemina conhecimento e fortalece o nosso relacionamento. Presenciá-los colocando o que aprenderam em prática, principalmente depois desta retomada devido a pandemia, é extremamente satisfatório”, afirma Maíra Ventura, Analista de Sustentabilidade da Equinor.
Interrompido por conta da pandemia, o programa retoma suas atividades ainda mais forte. Neste ano, o Mar Atento contará também com a importante parceira da Vast Infraestrutura, empresa que atua no Complexo do Porto do Açu com soluções logísticas na movimentação de líquidos para o mercado de energia, de forma, segura, limpa, eficiente e sustentável, contribuindo diretamente para a capacitação destas comunidades pesqueiras.