A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis, na Região Serrana, divulgou o resultado do exame microbiológico realizado em 13 fontes da cidade. Segundo o Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Brahma, Taumaturgo e Tijuca estão impróprias para consumo.
Devido às variações de potabilidade que a água pode apresentar, devido a fatores climáticos e do ambiente onde as fontes estão localizadas, os usuários são orientados a ferver, filtrar e clorar a água antes de consumi-la.
Após a filtragem, recomenda-se adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água e aguardar 30 minutos antes de utilizar. Esse procedimento está de acordo com a Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, que estabelece os padrões de potabilidade da água para consumo humano.
A análise microbiológica da água das fontes é realizada pela equipe do Programa Vigiágua, que faz parte da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.
Esse monitoramento é realizado periodicamente, conforme determinação do Ministério da Saúde, para garantir que a água consumida pela população atenda aos padrões e normas estabelecidos na legislação.
Resultado do exame microbiológico das águas das fontes:
- Fonte Saúde: Própria para consumo
- Fonte Tijuca: Imprópria para consumo
- Fonte Perpétuo: Sem água
- Fonte 7 tanques: Própria para consumo
- Fonte Brahma: Imprópria para consumo
- Fonte Judith: Própria para consumo
- Fonte Taumaturgo: Imprópria para consumo
- Fonte Amélia: Própria para consumo
- Fonte Granja Guarani: Própria para consumo
- Fonte Santa Ângela: Própria para consumo
- Fonte Alexandre Fleming: Própria para consumo
- Fonte Santa: Própria para consumo
- Fonte São Sebastião: Própria para consumo
Por g1 — Teresópolis