A Secretária Eliara Filho esteve na cerimônia de abertura e falou sobre a importância de unir a técnica profissional com os valores humanos.
Cerca de 150 jovens, entre 14 e 22 anos, participaram gratuitamente do “Inspira + Ação”, que teve como objetivo levar informações sobre o mercado de trabalho, abordando o protagonismo da juventude em seu próprio futuro. O evento, que integrou a programação do Mês do Trabalhador, aconteceu nesta terça, 30, no Centro Integrado de Convivência (CIC) de Nova Esperança. Foram dois turnos e cada um deles com três oficinas ou palestras.
Durante o evento foram ministradas palestras, orientação profissional, workshop de elaboração de currículo e a apresentação das profissões que estão em alta no mercado de trabalho. A palestra “Juventude e Mercado de Trabalho” abordou trajetórias inspiradoras e oportunidades de cursos de qualificação profissional.
Na cerimônia de abertura, a secretária de Assistência Social, Eliara Fialho, falou sobre a importância do conhecimento e das técnicas profissionais e destacou que, tão relevante quanto a qualificação profissional, são os valores humanos para se ter grandes conquistas na vida. “Estamos trabalhando para levar mais oportunidades para vocês, jovens, e precisamos de momentos como esse para pensarmos juntos em outras ações que venham a contribuir com o fortalecimento dos seus projetos pessoais e profissionais. Confiamos em nossos jovens e sabemos que vocês fazem a diferença na nossa sociedade. Espero que saiam daqui hoje inspirados”, disse.
Para Vitória Kelly França foi uma ótima oportunidade de autoconhecimento. “Eu sei que o objetivo do projeto é buscar informações sobre novas profissões e como entrar no mercado. A profissão que escolhemos fala muito sobre quem somos nós”, contou.
PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia o presidente do Legislativo Municipal, o vereador Maurício Braga Mesquita, Roseny Ricaldi, presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Marcele Tavares, diretora do Centro Municipal de Inclusão Digital, Débora de Azeredo, psicóloga da Assistência Social, Tamiris Mello, representante do curso Says, e Adriana Borba, primeira-dama de Rio das Ostras.