A Secretaria Municipal de Educação de Maricá, na região Metropolitana do Rio, estendeu o prazo de inscrição para os candidatos aprovados na prova de aptidão do Programa Passaporte Universitário. Agora, os interessados têm até o dia 4 de junho para efetuar a inscrição no site, na área Portal do Candidato.
É importante que os candidatos acompanhem as listagens preliminares e finais no portal do Programa e nas redes sociais do @passaporte.universitario.
Os candidatos devem estar atentos ao edital, que contém todas as informações sobre a documentação necessária, como comprovante de identidade, residência e renda. A falta de qualquer documento exigido resultará na eliminação automática do candidato, não sendo aceita a entrega posterior dos documentos.
Após essa etapa, o Processo Seletivo passará por uma fase interna de análise documental e avaliação de recursos, seguida pela divulgação do resultado da lista final de aptidão, prevista para ocorrer entre os dias 5 e 15 de junho. Após esse período, os certificados serão entregues e será aberto o período de matrícula na instituição de ensino superior escolhida, de acordo com o grupo de inscrição.
A Secretaria de Educação não se responsabiliza por inscrições não recebidas devido a falhas técnicas ou de comunicação nos computadores utilizados pelos candidatos, como congestionamento de linhas ou outros problemas que possam interferir na inserção de documentos ou na transferência de dados.
Para obter mais informações, os interessados podem acessar o edital completo no site do Programa.
O Programa
O programa garante bolsas integrais em universidades particulares para os moradores da cidade. Neste edital, 2 mil vagas foram abertas.
As vagas são distribuídas em quatro grupos. Em cada um deles, 10% das oportunidades serão para pessoas com deficiência.
- No grupo I, as vagas são para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas em Maricá, ou aqueles de instituições privadas que fizeram o Ensino Médio com bolsa integral. Para esse grupo vão ser 780 vagas.
- O grupo II será de ampla concorrência. Estudantes que concluíram o Ensino Médio em escola pública ou privada, cuja renda familiar não exceda seis salários mínimos. São 975 vagas destinadas para esse grupo.
- No grupo III, são 195 oportunidades para servidores públicos municipais efetivos.
- Já o grupo IV é destinado aos interessados no curso de medicina. São 50 vagas no total. Para esse grupo, é preciso comprovar que a mensalidade do curso comprometeria no minímo 40% da renda familiar do candidato.
Por g1 — Maricá