Foto Divulgação |
A quarta-feira, dia 26, foi diferente na Escola Municipal Marinete Coelho, em Cantagalo. Um animado bate-papo com os agentes da Defesa Civil do Município iniciou, em 2023, o segundo ano do projeto “Defesa Civil nas Escolas”.
A ideia da capacitação dos jovens é para aumentar a cultura de resiliência das comunidades frente aos desastres. De acordo com Luiz Carlos Carvalho Silva, assessor técnico da Defesa Civil, o projeto é também para conscientizar aos alunos o que é a Defesa Civil, quais são as ações inerentes ao serviço, quais são as áreas de risco do Município e quais os riscos que a população está exposta, principalmente as crianças que estão nas áreas suscetíveis aos desastres naturais que atingem a Cidade.
“O projeto é mais uma interação dos alunos com a equipe da Defesa Civil, que trabalha também com a prevenção, levando a orientação às pessoas, informando, inclusive, as medidas que podem tomar para ficarem protegidas”, destacou.
Ao longo do ano, o cronograma do projeto contempla outras Unidades. Em maio, como adiantam os servidores envolvidos na ação, a Escola visitada será o CIEP Brizolão Mestre Marçal, no Jardim Campomar.
AGENTE COMUNITÁRIO MIRIM – Ainda de acordo com Luiz Carlos, uma outra proposta do projeto ‘Defesa Civil nas Escolas’ é transformar os alunos capacitados em multiplicadores.
“Para isto, lançamos um desafio do Agente Comunitário Mirim, onde o aluno vai ver quais são os riscos que ele e a comunidade estão expostos e poderá, num vídeo de 1 a 3 minutos, propor uma ação para minimizar os riscos identificados. Os vídeos devem ser encaminhados por meio das redes sociais da Defesa Civil, Whatsapp ou e-mail”, disse.
Os melhores vídeos serão escolhidos e divulgados em dois momentos, julho e novembro.