Durante visita à Espanha, o presidente também disse que o BNDES voltará a fazer empréstimos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira, 26, que não há problema em fazer dívida — desde que o país construa “ativos novos”. A declaração do petista ocorreu durante visita oficial a Madri, na Espanha.
“Se tiver de fazer dívida, vamos fazer dívida”, afirmou Lula. “O que não podemos é fazer dívida para pagar dívida.”
No pronunciamento, o petista disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros bancos públicos brasileiros vão voltar a fazer empréstimos, a fim de promover o crescimento econômico do Brasil.
Ele deixou clara a intenção de fechar um acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Além disso, voltou a defender a criação de uma moeda comum para os países do Mercosul e outra para os membros do Brics.
Lula é contra privatizações
O petista aproveitou a ocasião para rechaçar a política de privatizações adotada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e reforçou que não quer a participação de empresários em investimentos nas estatais.
“Precisamos convencer os empresários brasileiros a fazerem investimento na Espanha e convencer os empresários espanhóis a fazerem parcerias para investir no Brasil”, disse Lula. “Não vamos mais privatizar nenhuma empresa. Não vamos vender patrimônio público para pagar dívida.”
FERNANDO DE CASTRO/Revista Oeste