Macaé Esportes estreia na Série A2 do Campeonato Carioca no dia 13 de maio, às 15h, contra o Petrópolis/Gonçalense, sem mando de campo definido.
Um velho conhecido está de volta ao Macaé Esportes! O técnico Toninho Andrade estará mais uma vez no comando da equipe na disputa da Série A2 e da Copa Rio, campeonatos que o Alvianil Praiano irá disputar na temporada 2023.
Apesar de conhecer muito bem o clube, esse recomeço tem sido ainda mais animador para o experiente treinador.
Toninho carrega uma marca importante dentro do clube, sendo ele o treinador que mais dirigiu a equipe em jogos, com a expressiva marca de 169 partidas disputadas. O professor dentro das quatro linhas, foi vice-campeão da Série D do Campeonato Brasileiro em 2009. Sua última passagem pelo clube foi em 2017.
- A expectativa nesta sexta passagem é sempre positiva, se estou aqui é porque acredito no projeto, acreditamos no que o Macaé pode fazer durante a competição. A expectativa é de fazer o melhor e de alcançar o acesso, que acredito que seja o desejo de todos que disputam a serie A2 - diz Toninho.
O Macaé estreia na Série A2 do Campeonato Carioca no dia 13 de maio, às 15h, contra o Petrópolis/Gonçalense, sem mando de campo definido. Para esse primeiro duelo, válido pela Taça Santos Dumont, Toninho acredita que seja um dos jogos mais difíceis de todo o campeonato.
- Esse primeiro confronto com o Gonçalense, acredito que seja um dos mais difíceis, por toda movimentação que estamos vendo no mercado. O Gonçalense vem fazendo um investimento pesado, formando um bom grupo de atletas, mas acreditamos também que possamos chegar lá e fazer um bom jogo. Acredito que esta competição seja uma das difíceis da Série A2 dos últimos anos, devido ao investimento das equipes. É um confronto difícil, porém acredito que possamos fazer um ótimo jogo.
Umas das armas do Macaé sempre foi o estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, que deve ser liberado já na segunda rodada, no dia 20 de maio, contra o Americano. Para o técnico de 59 anos, a casa do time macaense será fundamental para voltar a elite do futebol carioca.
- O Cláudio Moacyr será de fundamental importância na luta do Macaé para voltar a Série A1. Não ter estádio para jogar e ter que sair todo jogo pra jogar fora de casa é uma situação complicada. Pelas notícias a prefeitura vem tentando fazer de tudo para liberar o estádio logo nas primeiras rodadas. Pois como foi dito, ter que jogar todos os jogos fora de casa acaba prejudicando nosso planejamento.
Sobre as contratações feitas pelo clube, Toninho Andrade diz que a diretoria está tentando acertar o máximo possível, dentro de um orçamento e um planejamento já existente.
- Com relação as contratações, estamos tentando acertar o máximo possível com as indicações. Claro que tudo isso tem um limite do poder aquisitivo, dentro desse orçamento que o clube a gente tem procurado jogadores que podem agregar dentro do trabalho, alguns jogadores que já haviam disputado a Série A2 do ano passado pelo Macaé permaneceram, por aquilo que a diretoria achou do desempenho, a resposta ter sido positiva. Então temos procurado mesclar essa situação dos atletas que ficaram com as novas contratações, eu acredito que temos buscado bons valores e creio que estamos montando um time bem competitivo para disputar os campeonatos.
Acesso para a primeira divisão do Campeonato Carioca e a chance de disputar torneios nacionais em 2024, como a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro. Na perspectiva do treinador, os dois campeonatos que estão por vir são muito importantes para o planejamento futuro da equipe.
- Na minha opinião, não pode existir prioridades entre os campeonatos da Série A2 e da Copa Rio, são duas competições muito importantes. A A2 te da um acesso ao campeonato da Série A1, que é de fundamental importância hoje para qualquer equipe. Poder jogar novamente a maior vitrine do nosso campeonato. E a Copa Rio é um campeonato que pode te dar uma visibilidade a nível nacional, ja que da opção ao Campeonato Brasileiro da Série D ou a Copa do Brasil, que são campeonatos muito importantes. Recolocar o Macaé de volta no cenário nacional é uma coisa muita positivo, por isso acreditamos que não se pode ter prioridade entre uma ou outra, é claro que sempre queremos conquistar todos as situações, mas eu entendo que se conquistarmos o retorno a uma Série A1 vai ser muito bom, porém se a gente conquistar uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D será de fundamental importância para a equipe.
Por Rhyann Souza, ge — Macaé, RJ