Uma loja de celulares foi furtada na Avenida Alberto Braune, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e um dos suspeitos foi identificado depois que a Polícia Civil analisou imagens do circuito interno de segurança.
O furto aconteceu na madrugada do domingo (26). Até a tarde desta terça-feira (28), a polícia continua investigando o caso e ninguém foi preso. Além da análise das imagens, os policiais também coletaram digitais na loja.
Ao g1, o dono do estabelecimento disse que o prejuízo foi de cerca de R$ 80 mil e que os criminosos levaram celulares novos e usados, acessórios e relógios.
Ele não quis se identificar mas disse que os bandidos já tentaram furtar outras lojas do Centro.
"Inclusive assalto à mão armada, né! Teve outras lojas que eu tomei conhecimento, até no mesmo dia. [ Soube que] ele esteve em frente à prefeitura e entrou num corredor com outro indivíduo forçando uma tranca também. O abuso tá muito grande na cidade. É coisa que a gente fica chocado acontecer na Alberto Braune. Se tá acontecendo isso aqui na Alberto Braune imagina com quem tem sua residência aí na cidade”, disse o dono da loja.
Segundo o delegado, o suspeito que foi identificado também participou de outro crime e está em liberdade provisória.
"Em breve devemos ter uma informação mais precisa, inclusive a identidade dos outros elementos envolvidos", disse o delegado titular da 151ª DP, Henrique Pessoa.
Câmeras flagraram o crime
Câmeras de segurança da loja flagraram a ação dos bandidos, que aconteceu na madrugada de sábado para domingo. Nas imagens é possível ver que, por volta das 22h, um homem de boné aparece forçando a tranca da porta. Ele coloca uma caixa de isopor na frente para tentar disfarçar a ação. Veja na foto acima
Outra imagem mostra dois homens dentro da loja vasculhando o local com uma lanterna e pegando diversos produtos.
Câmera registrou homens saindo com uma bolsa grande cheia de itens furtados de loja de celular em Nova Friburgo — Foto: Câmera de segurança
O dono da loja ainda desabafou e reclamou sobre o policiamento no local.
“A gente sabe que o comércio já no geral não tá daquela forma... A gente sofrer um prejuízo desse [é complicado]. A gente fica se sentindo até impotente porque cadê o policiamento ostensivo? Cadê a cidade inteligente que era pra estar filmando isso aí e pegando as imagens e já estar ciente pra onde foi o paradeiro. O que foi roubado aqui é uma coisa que tem destino rápido e fácil então o dinheiro gira muito rápido pra esses vagabundos. E a gente tá assim: impotente até o momento”, desabafou.
A Prefeitura de Nova Friburgo disse, em nota, que o Programa Cidade Inteligente (de câmeras de monitoramento da cidade) flagrou a ação dos suspeitos em alguns pontos da Avenida Alberto Braune e as imagens já estão sendo utilizadas tanto pela Polícia Militar quanto pela investigação da Polícia Civil.
Questionada sobre o policiamento no Centro da cidade, a Polícia militar disse que o comando do 11° BPM (Nova Friburgo) aplica um planejamento operacional, incluindo a área central da cidade, onde equipes atuam diuturnamente. Além disso, foi providenciada uma intensificação no patrulhamento visando a redução dos referidos delitos em áreas onde há registros de casos.
A PM também ressaltou que o delito de furto, principalmente a estabelecimento comercial, é um crime de oportunidade. Para tanto, a corporação reforça a importância dos registros formalizados em delegacia, de modo que o planejamento de policiamento seja revisto, caso haja necessidade.
Por Barney Campos, g1 — Nova Friburgo