Navio de construção offshore chega ao Brasil para realizar atividades da Petrobras junto a Ocyan

O navio de construção offshore da Solstad Offshore (OCV) Normand Cutter chegou ao Brasil para realizar atividades de descomissionamento para a Petrobras sob um contrato com a Ocyan, fornecedora brasileira de serviços de petróleo e gás.

Segundo a Ocyan, as atividades de descomissionamento serão realizadas nas estruturas submarinas da Petrobras na Bacia de Campos e em Sergipe-Alagoas.

A empresa brasileira informou que o contrato foi fechado no ano passado e a embarcação deve realizar a primeira campanha de coleta de equipamentos na Bacia de Campos a partir da segunda quinzena de janeiro de 2023.

Após a conclusão, a embarcação permanecerá na Bacia de Campos por duas semanas, após as quais deverá descarregar os equipamentos em Vitória, no Espírito Santo.

Ao final desta primeira etapa, ainda no Espírito Santo, está prevista a realização da última etapa de implantação de equipamentos utilizando rolos e bobinas para armazenamento dos tubos flexíveis necessários à sequência do projeto.

A embarcação esteve anteriormente na Noruega, de onde partiu para a Escócia, onde foram implantados sistemas de recuperação e colocação de tubos. 

 “Este é o primeiro contrato de descomissionamento de campos de produção offshore no Brasil e podemos dizer que estamos na vanguarda quando o assunto é a cadeia produtiva nacional. O projeto nos dará experiência e grande expertise. Este projeto marca o retorno da Ocyan à área de construção submarina. Esperamos um futuro brilhante com novas oportunidades em outras empresas, inclusive operadoras internacionais”, disse André Luiz Magalhães , Gerente Executivo de Construção Submarina da Ocyan.

“Depois de toda essa trajetória, em fevereiro a Normand Cutter começará a operar definitivamente na Bacia de Campos, retirando estruturas do FPSO Cidade do Rio de Janeiro e FPSO Cidade de Rio das Ostras, e no segundo semestre iniciará os trabalhos em Sergipe Bacia de Alagoas, na área do FPSO Piranema. Todos os materiais serão tratados e encaminhados para reciclagem. Os serviços offshore previstos no contrato terão duração aproximada de um ano e meio, sendo que o marco inicial ocorreu na Escócia, com a implantação dos equipamentos.”

O Normand Cutter é um OCV de 127,5 metros de comprimento, equipado com guindaste com capacidade de içamento de 300 toneladas, além de sistema de lançamento de tubos flexíveis de até 100 toneladas e armazenamento de tubos de até 1.250 toneladas.

A embarcação tem uma capacidade de tripulação de 114 pessoas. A Ocyan destacou que sua equipe de bordo será composta por 23 integrantes.

Rafael Guigon , Diretor de Contratos de Construção Submarina da Ocyan, acrescentou: “Para a Ocyan, a presença do Normand Cutter em sua frota é um ponto estratégico e será uma janela de oportunidade para novos contratos de construção submarina. A partir de agora, podemos buscar outros projetos que necessitem deste tipo de ativo como ferramenta de trabalho para as atividades desenvolvidas nesta área. Esta embarcação permitirá a execução de projetos simultâneos.”

Em junho de 2022, Normand Cutter ganhou um contrato para atividades de descomissionamento com um cliente não divulgado na América do Sul por um período de afretamento firme de 460 dias com possibilidade de extensão adicional de 480 dias.

Por André Carvalho

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...