Docente de Portugal visita serviço de Saúde do Adolescente em Rio das Ostras

Profa Dra. Irma Brito (à esquerda) elogiou o atendimento 
integral ao Adolescente em Rio das Ostras. Foto: Divulgação

Nos dias 19 e 20 de janeiro, Rio das Ostras recebeu a visita da Profa. Irma Brito, PhD e docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal. A docente veio ao Município conhecer o trabalho de Atenção à Saúde do Adolescente da Rede Municipal.

A programação incluiu uma roda de conversa com a equipe da Unidade de Saúde da Família do Âncora, profissionais do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Coordenação da Vigilância Epidemiológica, onde foram discutidos desafios e ações para a saúde dos jovens. O encontro foi acompanhado também pelas professoras Margareth Gomes e Elizabete Paz, atual diretora da Escola Superior de Enfermagem da UFRJ, onde a Profa. Irma está como Professora Visitante.

A especialista também visitou as instalações do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Nasca), conheceu o fluxo dos serviços e conversou com a equipe do Núcleo de Atenção a Saúde do Adolescente – Nasa, programa que funciona na Unidade. Ela conversou também com uma adolescente atendida pelo Nasa.

A visita técnica da especialista aos serviços de Saúde municipais foi acompanhada pela equipe da Secretaria de Saúde e pelas professoras da UFF Rio das Ostras Hayda Alves, do curso Enfermagem, e Paula Sirelli, de Serviço Social, que já vem desenvolvendo ações para melhoria das condições de saúde dos jovens – algumas, em parceria com o Município.

A professora Irma Brito parabenizou as equipes pelo trabalho integrado. Segundo ela, não existe um serviço com abordagem semelhante em Portugal, com atendimento multidisciplinar e grupos de convivência. A docente também destacou a pouca produção acadêmica e de registros de trabalhos como esse realizado em Rio das Ostras e incentivou a equipe a dar mais visibilidade aos bons resultados da Rede Municipal no atendimento aos jovens.

“É muito bom ter o nosso trabalho reconhecido. O Nasa completa em outubro 18 anos de existência, e são muitos os desafios que a equipe enfrentou ao longo desse tempo. É importante ver como a nossa equipe se reinventa a cada dia, num trabalho dinâmico e com eficácia, para atender às demandas de um público tão complexo. Temos profissionais dedicados e apaixonados pela saúde do adolescente e, com certeza, isso faz a diferença no atendimento”, explica Adriana Silva, coordenadora do Nasa.

NASA – O Nasa é um programa de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras que atende adolescentes de 10 a 19 anos, destacado situações de vulnerabilidade social, vítimas de violência ou em uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas, em conflito com a lei e gestante adolescentes até 17 anos. O objetivo principal é promover a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens, visando a promoção de saúde, prevenção de agravos e a redução da mortalidade.

O Nasa funciona às terças e às sextas, no prédio do Nasca, situado à Rua Mayer 747, Liberdade. Mais informações pelo telefone (22) 2771-4128

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...