Papa manda devolver à Grécia esculturas mantidas no Vaticano

Uma das esculturas que deverão voltar à Grécia 
Foto: Divulgação

Peças do Parthenon estão na Santa Sé há mais de um século

O papa Francisco decidiu devolver à Grécia três peças de 2,5 mil anos do Parthenon que estão no Museus do Vaticano há mais de um século. Segundo um comunicado emitido na sexta-feira 16, trata-se de “um gesto de diálogo ecumênico” do Vaticano com a Igreja Ortodoxa Grega, comandada por Ieronymos II.

O Parthenon, localizado na Acrópole de Atenas, foi concluído no século 5 antes de Cristo, para ser um templo em homenagem à deusa Atena, e seus frisos decorativos contêm alguns dos maiores exemplos da escultura grega antiga.

De acordo com o site dos Museus do Vaticano, uma das peças a ser devolvida é a cabeça do cavalo que puxava a carruagem de Atenas, no lado oeste do edifício. As outras são da cabeça de um menino e da cabeça de um homem barbudo. Essas peças estão no Vaticano desde o século 19. Os planos de Ieronymos para as pequenas esculturas ainda não são conhecidos.

A ministra da Cultura da Grécia, Lina Mendoni, expressou sua gratidão ao papa Francisco “pela generosa decisão”. A Grécia também tenta obter a devolução, porém de Londres, dos chamados Mármores de Elgin, que estão no Museu Britânico. O governo do Reino Unido sempre argumentou que essas peças foram adquiridas legalmente no início do século 19.

Redação Oeste

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...