“O Código Eleitoral proíbe a divulgação de mentiras sobre partidos e candidatos”, informa trecho da peça institucional
Em vídeo institucional publicado neste domingo, 23, no canal da Justiça Eleitoral no YouTube, o Tribunal Superior Eleitoral informa que a rede Jovem Pan não foi alvo de censura. “O boato é essa notícia aqui que diz que o TSE estaria censurando conteúdo divulgado por apresentadores da Jovem Pan.”
E prossegue: “E a explicação é a seguinte: O TSE aplica em suas decisões as regras previstas na legislação brasileira. O Código Eleitoral proíbe a divulgação de mentiras sobre partidos e candidatos. Quem descumpre a lei, pode ser detido ou condenado a pagar multa.”
Entenda o caso
Na quarta-feira 19, a Jovem Pan informou em editorial que está sob censura. De acordo com a emissora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu a empresa de informar os brasileiros sobre os fatos que envolvem a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022.
Nesta semana, o jornalista Victor Brown, âncora do programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, foi obrigado a interromper a comentarista Ana Paula Henkel, ao vivo, pouco depois de ela falar sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Ainda, a TV Jovem Pan News precisou afastar a comentarista política Cristina Graeml de sua programação. Ela não deve participar do Jornal Jovem Pan e do 3 em 1 até o fim das eleições, em 31 de outubro.