A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Superintendência dos Direitos da Mulher, promove nesta quinta (29), às 9h, nova rodada de debates na sede da Secretaria de Assistência Social, no Jardim Esperança. Esta semana, o tema será “A importância do dia 21 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, que terá mediação do coordenador técnico da Superintendência de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, o filósofo Júnior Athayde.
“A data é um dia de afirmação e de propor ações para execuções de políticas públicas que sejam uma mudança verdadeira no prisma da inclusão. Hoje, nós, pessoas com deficiência, não queremos só rampas, tecnologias assistivas e suporte escolar. Queremos mais e precisamos nos posicionar para a real mudança de atitude, que é a de que somos seres humanos pensantes e de desejos como qualquer ser”, afirmou Júnior Athayde.
O encontro faz parte da programação semanal de debates elaborada pela Superintendência dos Direitos da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social. O objetivo da roda é discutir temas pertinentes ao cotidiano das pessoas.
Toda semana, desde fevereiro deste ano, a Superintendência dos Direitos da Mulher tem promovido rodas de conversa com temas variados, sejam sobre os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social e o governo de forma geral, sejam sobre temas de relevância para a população.
Sobre a roda de conversa
Até agora, 18 temas foram discutidos nas rodas de conversa, como “Direitos das mulheres na área jurídica”, “Impacto e consequências do isolamento social da pandemia nas relações sociais e familiares”, “Quebrando o tabu: o que é pessoa com deficiência?”, “Mulher e trabalho”; “Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” e “Esclarecimentos sobre os serviços de convivência”.
Também já foram discutidos assuntos como “O que eleva a sua autoestima?”; “Orgulho autista”; “Atribuições do Conselho Tutelar”, “Planejamento Familiar”, “Arriscar é viver”; “Potencial Coletivo”, “O que é CadÚnico”, “Três anos da Superintendência da Pessoa com Deficiência: articular e promover as garantias de direitos da PCD”, “Lei Maria da Penha – 16 anos”; “A importância do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, “Você não está sozinho – Valorização da vida” e “Os desafios da dependência química em meio à pandemia”.
A roda de conversa já contou com a colaboração das superintendências de Políticas Públicas de Prevenção às Drogas; da Pessoa com Deficiência e da Proteção Social Básica, além de equipes do Centro de Saúde Oswaldo Cruz, ligada à Secretaria de Saúde.
SERVIÇO
Secretaria de Assistência Social – Núcleo Jardim Esperança
Endereço: Rua Dimas Teixeira, 191
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h