Jovens entre 15 e 17 anos que desejam ingressar no projeto Geração Aprendiz devem ficar atentos aos dias corretos de inscrição - de acordo com a letra inicial do nome. As inscrições acontecem entre 26 e 30 de setembro e na segunda, 3 de outubro e serão separadas em dois grupos. Nesse período, os interessados devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, na rua Raul Seixas, s/nº, Jardim Campomar, ao lado do supermercado Extra.
Candidatos com iniciais de A a L devem se inscrever entre 26 e 28 de setembro. De M a Z, as inscrições serão nos dias 29 e 30 de setembro e 3 de outubro (próxima segunda). As 50 vagas são destinadas aos estudantes da Rede Pública de Ensino e devem estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. Os classificados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$350 e participarão do projeto no contraturno escolar.
Os interessados em conquistar uma vaga devem estar cursando, no mínimo, o 6º ano do Ensino Fundamental II na Rede Pública de Ensino (municipal ou estadual); residir há pelo menos dois anos no município de Rio das Ostras; possuir idade entre 15 anos completos (no dia da inscrição) e 17 anos; ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo; estar inscrito no Cadastro Único.
DOCUMENTAÇÃO – O jovem e o seu responsável devem apresentar no ato da inscrição: declaração escolar original em papel timbrado da escola, especificando a série e o turno em que o adolescente está cursando no presente ano; fotocópia e original da carteira de identidade ou Certidão de Nascimento; fotocópia e original do CPF, caso possua; fotocópia e original do comprovante de residência no município de Rio das Ostras, atualizado há no mínimo três meses, e comprovante de tempo de moradia no município; número do NIS do adolescente; Ficha de Inscrição preenchida no ato da inscrição ou autorização do responsável para o adolescente inscrever-se no projeto com cópia da identidade e CPF do responsável.
Também devem apresentar: documentação que comprove a renda familiar (renda de todas as pessoas que residem com o adolescente e desenvolvam atividade remunerada, que não ultrapasse a per capita de meio salário; comprovante de pensão, aposentadoria, Benefício do INSS; no caso de desempregado, apresentar cópia da carteira de trabalho com registro da demissão ou folha de rescisão do contrato de trabalho ou preencher modelo de declaração fornecido).
No caso de exercer atividade informal ou autônoma (trabalhar por conta própria) deverá apresentar declaração de renda. No caso de receber algum Benefício Social Federal e/ou Municipal, apresentar comprovante bancário, cópia do cartão para os benefícios municipais.
O edital completo pode ser consultado por meio do Jornal Oficial nº 1489, publicado em 9 de setembro no site da Prefeitura de Rio das Ostras, no link www.riodasostras.rj.gov.br.