Pacheco ainda não informou quem vai apoiar na disputa pelo Executivo
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu, nesta quarta-feira, 13, o pré-candidato à Presidência da República Lula (PT) e o pré-candidato à Vice-Presidência Geraldo Alckmin (PSB) para um almoço na residência oficial do Senado, em Brasília. O encontro foi articulado pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN) e por Paulo Rocha (PT-PA), líder do PT no Senado.
“Estamos trabalhando para reconstruir o Brasil. Isso se faz com um bom diálogo”, escreveu Rocha, nas redes sociais. “Estamos lutando para restabelecer a democracia em nosso país.” De acordo com Rocha, o objetivo do almoço foi estabelecer uma conversa institucional entre Pacheco e Lula. Desde abril, a sigla trabalhava para agendar o encontro.
Durante a reunião, Lula insistiu na necessidade de garantir o pleno funcionamento das instituições democráticas, como Forças Armadas, Supremo Tribunal Federal e o Senado no processo eleitoral. Segundo Rocha, Pacheco se comprometeu em fazer as eleições funcionarem com o devido processo democrático.
Já Prates afirmou que o presidente do Senado avaliou algumas medidas para evitar que os casos de violência política aumentem no processo eleitoral, e que as teorias sobre fraudes nas eleições não prossigam.
Pacheco ainda não informou quem vai apoiar na disputa pelo Executivo. Em novembro de 2021, o presidente do Senado anunciou a pré-candidatura à Presidência da República pelo PSD. Contudo, em março deste ano, desistiu.
Em junho de 2022, o PSD fechou aliança com o PT na candidatura de Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte, ao governo de Minas Gerais. Pacheco anunciou o encontro com Lula na segunda-feira 11 e o categorizou como “algo muito natural”.
“É minha obrigação receber qualquer ex-presidente da República que queira se encontrar com o presidente do Senado”, afirmou. “Considero que é algo muito natural. Receberei qualquer bancada que deseje ter esse encontro comigo.”
A reunião também contou com a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, além de senadores das bancadas de apoio à candidatura de Lula no Senado. Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo do presidente Lula, também esteve presente.